Como utilizar corretamente a Beterraba

a  chips de beterraba com iogurte de ervas“Como utilizar corretamente a beterraba:

1)  Melhor aproveitamento:

Alguns vegetais não podem ser consumidos crus porque precisam do cozimento para neutralizar substâncias que podem ser tóxicas para o organismo^quando estão in natura – caso da mandioca. Porém, quando não há contra indicações como essa, consumir legumes e verduras cruas, é a melhor forma de aproveitar todos os nutrientes que esses vegetais oferecem.

A vitamina C e a betalaína, por exemplo, perdem-se facilmente em contato com o calor. Crua, a beterraba pode ser ralada em saladas ou batida no liquidificador com frutas e vitaminas.

Ela acrescenta cor e nutrientes às bebidas sem deixar tanto o sabor marcante.

2) Outra textura:

Crua, a beterraba é crocante e , se for cozida, torna-se macia, podendo ser acrescentada a purês ( como de batata, mandioquinha), sopas ou picada em saladas.

3) Mais cor:

Pães, bolos e panquecas podem ganhar nutrientes e uma cor rosada com a ajuda da beterraba. Basta adicioná-la, batida no liquidificador,às receitas. Por sr um corante natural, só agrega benefícios e pode colaborar com a alimentação saudável das crianças, já que torna os pratos mais atrativos.

4) No feijão não!

Por essa associação errônea, muitas pessoas costumam cozinhar o feijão junto com a beterraba para enriquecê-lo com ferro. Porém, quando o assunto é anemia, esse hábito não é indicado, já que prejudica as propriedades de cada alimento, em vez de enaltecê-los . Durante o cozimento, a beterraba libera fitatos, substâncias que se ligam ao ferro do feijão, reduzindo a absorção e aumentando a eliminação pelo organismo.  Contudo, não há problemas em consumir os dois alimentos na mesma refeição; só é melhor não prepará-los juntos na mesma panela.

5) Sem desperdícios:

Geralmente, raízes como a beterraba e a cenoura jã são vendidas sem as folhas; mas ao encontrá-las com, aproveite e leve! As folhas da beterraba são ricas em cálcio, ferro, vitamina C e betacaroteno. As folhas podem ser consumidas como qualquer outra verdura, em saladas, recheio de tortas e até em charutos, no lugar do tradicional repolho ou folhas de uva.

6) Combinando nutrientes:

Beterraba + repolho roxo:

Assim como a beterraba, o repolho roxo contém antocianina, uma substância antioxidante. Ela está presente apenas nessa versão de verdura, já que o pigmento responsável pela sua colaboração. A explosão de antocianina mantém o fluxo livre do sangue, prevenindo infartos. Ela também ajuda na proteção contra o câncer.

7) Beterraba + laranja + couve:

A boa quantidade de vitamina C presente na laranja ajuda na absorção do ferro da couve. A beterraba completa com ácido fólico ( vitamina B9), formando  um trio contra anemia. Nessa combinação, o organismo também ganha ótima quantidade de fibras, que reduzem o colesterol e promovem o bom funcionamento do intestino. Esses ingredientes também ajudam a desintoxicar o organismo, pois são riquíssimos em antioxidantes.

8) Mandioquinha( batata salsa ou batata baroa) + beterraba

Muita energia é garantida por essa dupla, que fornece carboidratos, os principais nutrientes a virarem glicose no organismo. São indispensáveis para as funções do cérebro; sem eles, o cansaço e o mau humor ganham espaço.”

Fonte: O poder da beterraba

Em dicas de casa e cozinha: Como fritar e deixar sequinhos os salgadinhos; como higienizar legumes e frutas

A COXINHA DE FRANGOComo fritar e deixar sequinhos os  salgadinhos:

1) O óleo deve estar bem quente, para testar a temperatura ideal: aqueça o óleo e coloque um pedaço de pão no óleo já quente; se demorar mais de 90 segundos para dourar o pão, o óleo está frio, se dourar em menos de 30 segundos, está quente demais; o ideal é que o pão fique dourado em cerca e 1 minuto.

2)  O óleo muito quente não é bom, já que irá fritar por fora e não por dentro,principalmente se estiverem congelados.

3) A proporção ideal para fritar é de 2 litros de óleo para cada 100 salgados.

4) Escorra sempre em papel absorvente, se necessário, mais de uma vez.

5) Coloque uma pitada de sal ou farinha, no fundo da frigideira, com o óleo já quente, para a gordura não espirrar.

6) Para não ficarem encharcados, frite os salgadinhos aos poucos, em pequenas quantidades. Muitos ao mesmo tempo, diminuem a temperatura do óleo, resultando em salgados oleosos.

Fonte: Malu receitas

Como higienizar legumes e frutas:

O primeiro passo é lavar bem os legumes e frutas em água corrente. Os consumidos com casca, devem ser esfregados com uma escovinha reservada só para esse uso. Para potencializar a higienização, depois de lavar, deixe os legumes de molho por 30 minutos em uma mistura de 1 colher (sopa)  de água sanitária para cada litro de água.  Em seguida, lave novamente em água corrente. Brócolis e couve flor devem ser lavados também no meio dos buquês.

Fonte: Delícias da vovó Palmirinha

Remédios naturais contra: Alcoolismo; Cálculos biliares; Câncer; Obesidade

FRUTASRemédios naturais:

Alcoolismo: 

  1. Couve: Tomar o suco de couve coada e diluído em água, de 3 a 5 vezes ao dia. Este suco ajuda o organismo, tirando aos poucos o desejo de consumo de bebidas.
  2. Limão– Fazer o tratamento com o limão da seguinte forma: 1º dia – tomar o suco de um limão, no segundo dia 2 e assim progressivamente até chegar a 10 limões. Ao completar os 10 dias, fique 3 dias sem tomar o suco; depois recomece novamente só que em forma decrescente, 10, 9, 8 até chegar a 1 único limão.                                                                                                                                                                      Observação Importante: Para as pessoas que vão iniciar este tratamento, aconselha-se diluir o suco em água, para preservar o esmalte dos dentes, use canudo nas maiores quantidades. Durante o tratamento, possivelmente surgirão urticárias, resultantes de um processo de purificação do organismo.                                                                                                 O álcool além de não alimentar, produz uma série de enfermidades, destrói famílias, o convívio social, vida profissional deixando sequelas que podem durar uma vida toda. É importante procurar a ajuda de profissionais e instituições especializadas na recuperação de alcoólatras.

Cálculos Biliares: 

Cálculos, são acúmulos de impurezas endurecidas na forma de pedras e areias.

Causas: Resulta de uma bile tóxica que apresente excesso de colesterol sobrecarregando o fígado.

  1. Cebola: Tomara o suco de cebola diluído na mesma quantidade de água quente. Dosagem: 1 colher (sopa) 4 a 5 vezes ao dia.
  2. Rabanete: Tomar o suco de rabanete na dosagem de 3 xícaras ao dia.
  3. Limão: Fazer o tratamento idêntico ao descrito acima para alcoolismo.
  4.  Quebra Pedra: Emprega-se em  cozimento 40 gramas para um litro de água. Dosagem: 3 a 4 vezes ao dia.

Câncer:

Câncer são tumores malignos que avançam sobre os tecidos  destruindo as células. Podem se desenvolver em várias partes do corpo, sendo o seu desenvolvimento rápido ou lento, mas crescente.

  1.  Agrião: Tomar o suco de agrião na dosagem de 4 xícaras ao dia.
  2. Feno Grego: Emprega-se em cozimento 30 gramas para um litro de água. Dosagem: 4 xícaras ao dia.
  3. Picão: Emprega-se em cozimento 30 gramas para um litro de água. Dosagem: 4 xícaras ao dia. Observação: As indicações citadas são valiosas no combate ao câncer, tenha também um acompanhamento constante de um médico.

Obesidade:

  1. Limão– O mesmo tratamento descrito acima  em alcoolismo-Observação: Para as pessoas que vão iniciar este tratamento, aconselha-se diluir o suco em água, para preservar o esmalte dos dentes, use canudo nas maiores quantidades. Durante o tratamento, possivelmente surgirão urticárias, resultantes de um processo de purificação do organismo.
  2. Carqueja: Emprega-se em cozimento, 30 gramas para um litro de água. Dosagem: 4 xícaras ao dia.
  3. Porangaba: Emprega-se em cozimento 40 gramas para um litro de água. Dosagem: 4 xícaras ao dia.  A porangaba também está disponível em cápsulas ou pó, que pode ser diluído em água.  Observação: A obesidade constitui uma séria ameaça á saúde. Siga uma dieta rica em saladas e sucos naturais. Não existe sucesso ou resultado desejado sem que haja restrições no regime alimentar.  Beba água em abundância e use chás digestivos ( camomila, carqueja, cavalinha e outros).
  4. Fonte: Medicina Natural

 

 

 

Resumo da semana de 10 a 17/03/2016

 

a gratinado de carne e berinjela

 

a beijinho de abacaxi

 

a bolo integral de maça

 

Receitas Salgadas : Bolinho de arroz integral assado; Pão de azeite com alecrim; Purê de batata com azeite e alho; Bife assado ao molho de maracujá; Bobó de vegetais; Risoto de abobrinha; Batata recheada com  frango e cogumelo; trouxinhas light de carne e maça; arroz de forno com legumes;  Gratinado de carne e berinjela; Batata com requeijão e bacon;

Receitas doces: Bolo integral de maça; Biscoito de fubá. Beijinho de abacaxi; Suco de milho verde; Queijadinhas de iogurte; Cocada de colher.

Bom feriadão à todos e até semana que vem.

Bjão

Sandrurs

Cocada de colher

a cocada de colherCocada de colher

Ingredientes: 1 lata de leite condensado; 1 e 1/2 xícara (chá) de leite; 2 colheres(sopa) de margarina; 100 gramas de coco ralado.

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque o leite condensado, o leite, a margarina e o coco ralado. Cozinhe em fogo brando, mexendo sempre, por aproximadamente 15 minutos ou até começar a se soltar do fundo da panela.

Distribua em potinhos, deixe esfriar e leve à geladeira.

Fonte:  revista Ana Maria

Queijadinhas de iogurte

a qeuijadinha de iogurteQueijadinhas de iogurte

Ingredientes: 500 gramas de massa para pastel fresca; 2 xícaras (chá) de açúcar; 1 xícara (chá) de água; 9 gemas; 1/2 colher (sopa) de amido de milho; 1 copo de iogurte natural; 1 xícara (chá) de queijo parmesão ou meia cura; 1/2 colher (sopa) de canela em pó; açúcar de confeiteiro para polvilhar.

Modo de preparo:

Com um cortador redondo, corte discos da massa e, com eles, forre forminhas para empada. Reserve. Leve ao fogo o açúcar com a água , mexendo até se dissolver e formar uma calda. Deixe ferver por 3 minutos. Numa tigela, misture as gemas com o amido de milho, junte a calda fervente, o iogurte, queijo ralado e a canela em pó, misturando bem.

Recheie as formas preparadas, coloque- as numa assadeira e leve ao forno preaquecido com temperatura média de 180ºC, por cerca de 25 minutos. Retire do forno, desenforme e polvilhe com açúcar. Sirva morno.

Fonte: Mulher Moderna

Batata com requeijão e bacon

a batata com requeijão e baconBatata com requeijão e bacon

Ingredientes: 1 kg de batata com casca; 300 gramas de bacon em cubos; 2 colheres (sopa) de cebola picada. 2 colheres (sopa) de farinha de trigo; 1 xícara (chá) de leite quente; 1 xícara (chá) de requeijão cremoso; 1 colher (sopa) de manteiga; sal a gosto.

Modo de preparo:

Em uma panela com água, em fogo médio, cozinhe as batatas por 30 minutos. Depois de cozidas, retire as cascas, corte as batatas grosseiramente e reserve.

Em uma panela, em fogo médio, frite o bacon na própria gordura, adicione a cebola e frite até quase dourar; polvilhe a farinha e mexa por 2 minutos. Acrescente leite aos poucos, mexendo até obter um creme. Acrescente o requeijão, manteiga e misture bem. Acerte o sal e desligue o fogo. 

Em um refratário, disponha a batata e cubra com o creme e sirva.

Fonte: Delícias da Palmirinha

Gratinado de carne e berinjela

a gratinado de carne e berinjelaGratinado de carne e berinjela

Ingredientes: 2 berinjelas cortadas em rodelas, suco de 1 limão, 450 gramas de carne moída, 2 cebolas cortadas em rodelas finas, 1 dente de alho picado, 400 gramas de tomate pelado picado, 2 colheres (sopa) de salsa picada; sal e pimenta do reino e azeite a gosto, 1 pitada de canela, 2 ovos, 200 ml de iogurte natural, 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado.

Modo de preparo:

Regue a berinjela com o suco de limão. Aqueça uma frigideira antiaderente, toste o legume e reserve. Na mesma panela, coloque a carne e frite por 5 minutos ou até perder o tom rosado. Acrescente a cebola, alho e o tomate. Mexa e adicione a salsa, o sal e a pimenta. Cozinhe por 30 minutos ou até a carne ficar macia, acrescente a pitada de canela.

Unte uma assadeira com azeite e arrume camadas alternadas de berinjela e de carne, mas termine com o vegetal. Bata bem os ovos e junte o iogurte; tempere com sal e pimenta. Despeje sobre a berinjela, polvilhe com o parmesão ralado e asse até dourar. Retire do forno e sirva a seguir.

Fonte: Revista Máxima

Arroz de forno com legumes

a arroz de forno com legumesArroz de forno com legumes

Ingredientes: 1 lata de molho de tomate temperado; 1 lata de atum; 1 lata de seleta( milho, ervilha e batata); 2 xícaras (chá) de arroz cozido e temperado (use sobras , se quiser); queijo parmesão ralado a gosto; tomates cereja e folhas de salsa a gosto para decorar.

Modo de preparo:

Numa panela, misture o molho, o atum e a seleta. Leve ao fogo até aquecer. Acrescente o arroz, coloque numa travessa e polvilhe com o queijo. Leve ao forno, preaquecido em temperatura média, por 15 minutos ou até esquentar bem. Decore com tomates cereja cortados e folhas de salsa. Sirva.

Fonte: Revista Máxima

Hoje é aniversário do Divo David Miller

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Aproveito hoje , para felicitar o querido divo David por ocasião de seu aniversário. #HappyBirthdayDavidMiller

 

 

 

David nos brinda sempre com um sorriso largo, uma simpatia ímpar e uma voz que encanta a todos.Que Deus conserve essa pessoa maravilhosa ; que sua carreira seja plena de sucessos e sua vida repleta de saúde, amor e paz. 

Bjão

Sandrurs

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