QUEIJADINHA DE COCO

QUEIJADINHA DE COCO

INGREDIENTES:

250 gramas de açúcar, 50 gramas de manteiga, 2 ovos, 125 ml de água, 100 gramas de coco fresco ralado, 50 gramas de queijo parmesão ralado, 150 gramas de farinha de trigo.

MODO DE PREPARO:

Coloque o açúcar e a manteiga em uma vasilha e mexa bem até dissolver a manteiga no açúcar. Acrescente os ovos e continue mexendo. Quando ficar homogêneo, acrescente água para dar volume, o coco fresco ralado, o queijo e a farinha de trigo Misture bem e distribua a massa em forminhas para empada, forradas com forminhas de papel, sem encher até a borda. Coloque em uma forma e leve ao forno médio (180.C), preaquecido, por aproximadamente 20 minutos, ou até que fiquem douradas e assadas. Espere amornar, desenforme e sirva.

Fonte:  Receita Minuto- Assados e farofas.

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SOPA LIGHT DE ESPINAFRE

SOPA LIGHT DE ESPINAFRE

INGREDIENTES:  2 cubos de caldo de galinha, 6 xícaras (chá) de água quente, 1 maço de espinafre( somente folhas),1 colher (sopa) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de leite desnatado, sal e pimenta do reino e noz moscada a gosto.

MODO DE PREPARO:

Dissolva o  caldo de galinha na água e cozinhe o espinafre nesse caldo até ficar macio. Retire do fogo, escorra e reserve o caldo.

Pique o espinafre bem miudo e junte novamente ao caldo. Retorne aio fogo, adicione a farinha dissolvida no leite, mexendo até engrossar. Tempere com o sal, pimenta, e a noz moscada e cozinhe em fogo baixo por 5 minutos.

Se estiver de dieta ,tome a sopa com uma fatia de pão integral ou  uma torrada

Fonte; O poder das sopas

SOPA DE MANDIOCA

Aproveitando que ainda está frio, nada melhor que uma deliciosa sopa a noite.

SOPA DE MANDIOCA:

INGREDIENTES: 500 Gramas de costela de boi, 2 dentes de alho amassados, sal a gosto, 1 cebola picada, 2 colheres (sopa) de óleo, 1 tomate picado, 1/2 maço de cheiro verde picado, 1/2 kg de mandioca em pedaços, 2 litros de água fervendo.

MODO DE PREPARO:

Tempere a costela com o alho, sal e reserve. Em uma panela de pressão, frite a cebola no óleo, adicione o tomate, o cheiro verde ( separe um pouquinho para salpicar) e refogue.

Junte a carne, a mandioca , a água, sal, tampe a panela e cozinhe por 40 minutos em fogo baixo, após pegar pressão.

Espere sair toda a pressão e abra a panela. Salpique o cheiro verde e sirva em seguida.

Fonte: O poder das sopas

Crédito da foto: Receita de Vovó- só coisa simples

ARROZ INTEGRAL COM LEGUMES

ARROZ INTEGRAL COM LEGUMES

INGREDIENTES: 3 xícaras (chá) de arroz integral cozido, 1 xícara (chá) de requeijão cremoso, 1 cenoura cozida e picada, 1 xícara (chá) de vagem cozida e picada, 2 xícaras (chá) de brócolis cozido e picado, 1 lata de milho verde lavado e escorrido, 1 vidro de palmito ( 300 gramas) picado, 200 gramas de peito de peru em cubos, sal e cheiro verde picado a gosto, 2 tomates em rodelas, 100 gramas de queijo parmesão ralado, 1 colher (sopa) de farinha de rosca.

MODO DE PREPARO:

EM UMA TIGELA,COLOQUE O ARROZ E ACRESCENTE, CENOURA,VAGEM, BRÓCOLIS, MILHO, PALMITO , PEITO DE PERU, SAL E CHEIRO VERDE. Misture com uma colher, transfira para um refratário grande e cubra com as rodelas de tomate. Polvilhe com o parmesão e a farinha de rosca misturados . Leve ao forno médio (180.C), preaquecido, por 10 minutos para gratinar. Retire do forno e sirva.

Fonte:  Receita Minutos- Assados e farofas

GRÃO DE BICO NA MORANGA

GRÃO DE BICO NA MORANGA

 

INGREDIENTES: 1 xícara (chá) de grão de bico, 1 moranga média, 3 xícaras (chá) de água, 3 cubos de caldo de legumes, 3 colheres (sopa) azeite, 1 cebola cortada em cubos, 1/2 pimentão verde cortado em cubos, 2 batatas descascadas e cortadas em cubos, 1 cenoura cortada em cubos, 100 gramas de linguiça calabresa defumada cortada em rodelas, sal e pimenta do reino a gosto, salsa picada a gosto.

MODO DE PREPARO:

Em uma tigela coloque o grão de bico e cubra com água e deixe por 1 hora. Lave e seque a moranga, besunte-a com óleo e leve ao microondas por 15 minutos, em potencia alta.  Verifique o cozimento e, se necessário, leve ao microondas e deixe esfriar. Corte uma tampa na parte superior da moranga e retire as sementes. Reserve.

Em uma panela de pressão, ferva a água e dissolva o caldo de legumes. Coloque o grão de bico e cozinhe em fogo médio por 30 minutos, raspe a polpa de moranga,com cuidado para não furar.

Em uma panela aqueça o azeite e doure a cebola, junte o pimentão,batata, cenoura e refogue. Misture a polpa, o grão de bico com o caldo, a linguiça e tempere com o sal e a pimenta. Cozinhe por 10 minutos e coloque na moranga. Polvilhe com a salsa e sirva.

Fonte: Ana maria- Receitas juninas

 

 

PEIXE ASSADO COM FAROFA DE CAMARÃO

PEIXE ASSADO COM FAROFA DE CAMARÃO

 

INGREDIENTES: 1 peixe namorado inteiro e limpo ( aproximadamente 1 kg), sal e pimenta do reino a gosto, azeite para untar e regar, 2 batatas em rodelas finas, 3 tomates em rodelas, 2 cebolas em rodelas.

Farofa: 3 colheres (sopa) de manteiga, 300 gramas de camarão pequeno e  limpo, 1/2 cebola picada, 2 tomates picados, 3 xícaras (chá) de farinha de mandioca, sal e coentro picado a gosto.

MODO DE PREPARO:

FAROFA: Aqueça uma panela com a manteiga em fogo médio e frite o camarão e a cebola por 3 minutos, adicione o tomate e refogue por mais 2 minutos. Acrescente a farinha, sal e coentro, misture e desligue o fogo. Reserve.

Peixe: Tempere o peixe inteiro com sal e pimenta.

Recheie com metade da farofa e prenda com palitos de dente. Unte uma forma com azeite e faça camadas e batata, tomate e cebola, coloque o peixe sobre os legumes e regue com azeite.

Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio (180C), preaquecido, por 30 minutos. retire o papel e asse por mais 10 minutos ou até dourar. Retire  e transfira para uma travessa e sirva acompanhado com o restante da farofa.

 

Fonte: Receita Minuto – Assados e farofas

MAMINHA AO MOLHO DE CHIMICHURRI

MAMINHA AO MOLHO DE CHIMICHURRI

 

INGREDIENTES: 1 peça de maminha ( aproximadamente 1,2 kg), 2 dentes de alho picados, 1 xícara (chá) de suco de laranja, 2 colheres (sopa) de tempero chimichurri em pó, sal a gosto.

Farofa: 3 colheres (sopa) de manteiga, 150 gramas de bacon picado, 2 bananas da terra em rodelas, 2 xícaras (chá) de farinha de milho, sal e cheiro verde picado a gosto.

                                                                MODO DE PREPARO:

Coloque a maminha em uma tigela e tempere com o alho, suco de laranja, chimichurri e sal. Cubra e deixe descansar por 2 horas na geladeira. transfira tudo para uma forma, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio (180C), preaquecido, por 1 hora. retire o papel e asse por mais 10 minutos ou até dourar.

Farofa: Aqueça uma panela com manteiga, em fogo médio, e  frite o bacon até dourar, junte a banana e refogue por 3 minutos. Adicione a farinha , sal e cheiro verde. Misture e desligue o fogo. Sirva a maminha regada com o molho do cozimento, companhado da farofa e decore como desejar.

Fonte: Receita Minuto – Assados e farofas

CHARUTINHO DE QUEIJO

CHARUTINHO DE QUEIJO:

INGREDIENTES: 400 gramas de provolone em tiras; 2 colheres (sopa) de azeite, orégano a gosto, 1 rolo de massa de pastel ( 500 gramas), 3 ovos batidos, 200 gramas de queijo parmesão ralado, óleo para fritar.

MODO DE PREPARO:

Tempere o provolone com o azeite e orégano. Abra a massa de pastel e corte em retângulos  médios. Coloque sobre cada pedaço de massa uma tira grossa de provolone e enrole como canudinho, dobrando as pontas para dentro. Aperte bem para fechar. Passe pelos ovos e pelo queijo parmesão. Frite, aos poucos, imersos em óleo quente até dourarem. Escorra em papel absorvente para servir.

Fonte: Receita Minutos- Assados e farofas

PÃO ITALIANO COM QUEIJO

PÃO ITALIANO COM QUEIJO

 

INGREDIENTES:

4 xícaras (chá) de farinha de trigo ( aproximadamente), 1 e 1/2 xícara (chá) de água morna, 2 tabletes de fermento biológico fresco ( 30 gramas), 1 colher (sopa) de açúcar, 1 colher (chá) de sal, 2 ovos, / xícara (chá) de óleo, farinha de trigo para enfarinhara, margarina e farinha de trigo para untar, 1 gema para pincelar, 200 gramas de parmesão ralado.

Recheio:

200 gramas de queijo muçarela ralado, 1 xícara (chá) de requeijão, 1/2 xícara (chá) de creme de leite, 1/2 xícara de (chá) de cheiro verde, sal e pimenta do reino a gosto.

MODO DE PREPARO:

Em uma tigela, peneire a farinha e faça uma cavidade no meio. Bata no liquidificador a água, fermento, açúcar, sal, ovos e o óleo. Despeje sobre a farinha e vá misturando com uma colher. Transfira para uma superfície levemente enfarinhada e sove por alguns minutos até formar uma massa lisa e que desgrude das mãos. Se necessário, adicione mais farinha. Divida a massa em 2 partes, sove por mais 5 minutos e modele 2 pães alongados. Coloque os pães em uma forma untada e enfarinhada, um do lado do outro, deixando espaço entre eles, cubra e deixe descansar por mais 30 minutos.

Pincele com a gema batida e leve ao forno médio ( 180. C), preaquecido por 35 minutos ou até dourar. Retire e deixe amornar. Com uma faca serrilhada faça cortes no pão, formando losangos. Misture bem os ingredientes do recheio e coloque nos cortes feitos no pão. Polvilhe com o parmesão e volte ao forno médio ( 180.C), preaquecido, por 10 minutos. Sirva.

Fonte: Pães Caseiros da Vovó Palmirinha

ROSCA DE PIZZA

 

ROSCA DE PIZZA

 

INGREDIENTES: 4 ovos, 2 colheres (sopa) de manteiga, 200 ml de leite morno, 50 ml de óleo, 2 tabletes de fermento biológico fresco ( 30 gramas), 1 colher (sopa) de sal, 2 colheres (sopa) de açúcar, 650 gramas de farinha de trigo, farinha de trigo para enfarinhar, margarina para untar, 2 gemas, 3 colheres (sopa) de água, 50 gramas de queijo parmesão ralado para polvilhar.

Recheio: 400 gramas de presunto ralado, 400 gramas de muçarela ralada, 3 tomates sem pele e sem sementes em cubos, 1/2 xícara (chá) de manjericão picado.

MODO DE PREPARO:

Bata no liquidificador os ovos, a manteiga, o leite, fermento, sal e açúcar. Em uma tigela, coloque a farinha, junte o líquido batido e misture até ficar homogêneo. Sove a massa em uma superfície enfarinhada por 10 minutos ou até ficar elástica e macia. Deixe descansar por 30 minutos. Divida a massa em 2 porções. Abra cada massa com auxílio de um rolo, em uma superfície enfarinhada, formando um retângulo com cerca de 0,5 cm de espessura. Divida as fatias de presunto entre as duas massas, distribua a muçarela, tomate e o manjericão.

Enrole as massas como um rocambole. Junte as 2 pontas, formando uma rosca.

Coloque as duas roscas em uma forma untada e com uma faca, fça cortes na diagonal em uma profundidade que apareça a primeira camada de recheio. Pincele com as gemas misturadas com a água e polvilhe com o parmesão. Leve ao forno médio ( 180.C), preaquecido por 45 minutos ou até dourar. Sirva.

Fonte: Pães Caseiros da Vovó Palmirinha

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