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Resumo da semana de 21 a 27 de janeiro de 2018

Boa noite!

Gostaria de alertar aos meus queridos amigos leitores que quando forem procurar alguma receita, na página inicial do blog ( encontre aqui a receita que procura) pode ser que se não for digitado o nome correto da receita ou se houverem mais receitas com o mesmo ingrediente da busca, será apresentado várias receitas, então é necessário que você vá rolando a página para baixo, até encontrar a receita desejada, por exemplo: Você digita sorvete caseiro de chocolate, serão apresentados vários, então se o que você procura não for o primeiro, role a página que você irá encontrar, qualquer dúvida, basta deixarem uma mensagem que responderei e tentarei resolver o mais rápido possível.

Outra coisa, há uma pessoa que disse que não estava conseguindo receber por e-mail os posts, mesmo ela tendo feito a inscrição, então se você também está tendo este problema, por favor me avise. Obrigada.

Resumo da semana de 21 a 27 de janeiro de 2018

Como preparar corretamente remédios naturais, Verdades sobre a desidratação, Os poderes da romã, Dieta dos chás, Benefícios de consumir brócolis.

Receitas light: Sanduíche Caprese, Ravioli aberto, Macarrão expresso, Creme de café, Panquecas de café.

Receitas salgadas: Feijão praiano, Salada de carne de sol, couve e  abóbora, Salada de carne II, Galinha ao vinho tinto, Talharim ao molho de ricota, costeletas ao creme.

Receita doce: Rocambole de cenoura.

Tenham uma semana abençoada.

BJão

Sandrurs

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Rocambole de cenoura

Rocambole de cenoura

Ingredientes:

2 cenouras médias, 4 ovos, 4 colheres (sopa) de açúcar, 7 colheres (sopa) de farinha de trigo, manteiga para untar, farinha de trigo para polvilhar, açúcar para polvilhar.

Recheio: 1 lata de leite condensado, 2 colheres (sopa) de manteiga, 1/2 coco fresco ralado ( 150 gramas).

Modo de preparo:

Massa: Raspe as cenouras, lave-as e enxugue; rale as cenouras o mais fino possível e reserve.

Bata as claras em neve, junte as gemas, uma a uma, batendo após cada adição, depois adicione o açúcar.

Com um batedor de arame, incorpore delicadamente a cenoura ralada, a farinha de trigo peneirada. Despeje a massa numa assadeira grande, untada e enfarinhada. Leve ao fono quente ( 180ºC) para assar por 20 minutos.

Recheio:

Misture todos os ingredientes do recheio e leve ao fogo brando, mexendo sem parar até desgrudar das bordas da panela. Tire do fogo e deixe esfriar.

Desenforme o rocambole ainda quente sobre um pano seco polvilhado com açúcar, espalhe o recheio e enrole com a ajuda de um pano. Deixe esfriar para servir.

Se desejar, polvilhe o rocambole com uma mistura igual de açúcar e canela.

Fonte: O prazer de cozinhar

Costeletas ao creme

Costeletas ao creme:

Ingredientes:

2 kg de costeletas de porco, Grill Maggi, suco de 2 limões, pimenta do reino a gosto, 4 colheres (sopa) de óleo, manteiga para untar.

Creme: 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, 1 tablete de caldo de galinha, 3 xícaras (chá) de leite quente, 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado, 3 colheres (sopa) de queijo prato ralado, noz moscada ralada  e pimenta do reino a gosto, 1/2 lata de creme de leite.

Modo de preparo:

Tempere as costeletas com bastante Grill, junte o suco de limão e pimenta do reino; deixe tomar gosto.

Aqueça o óleo e frite as costeletas aos poucos, virando-as para que dourem dos dois lados por igual.

Escorra sobre papel absorvente e reserve.

Creme: Aqueça a manteiga numa panela em fogo baixo; depois junte aos poucos a farinha de trigo peneirada, mexendo lentamente. Quando começar a dourar, acrescente o caldo de galinha dissolvido no leite quente; continue mexendo até obter uma consistência levemente cremosa. Junte os dois tipos de queijo, noz moscada e pimenta do reino e mexa delicadamente até os queijos derreterem.

retire do fogo e acrescente o creme de leite.

Unte uma forma refratária e arrume as costeletas, uma ao lado da outra. Despeje o creme por cima. Leve ao forno médio ( 175ºC), para gratinar, por aproximadamente 15 minutos. Sirva em seguida.

Observação: Se preferir, substitua as costeletas por lombo de porco cortado em filés.

Fonte: Livro O prazer de cozinhar.

Talharim ao molho de ricota

Talharim ao molho de ricota

Ingredientes:

1/2 xícara (chá) de cebola picadinha, 3 colheres (sopa) de margarina, 3 colheres (sopa) de farinha de trigo, 5 xícaras (chá) de leite, 2 cubos de caldo de legumes, 2 xícaras (chá) de ricota passada pela peneira, 1 xícara (chá) de iogurte natural, 1/2 xícara (chá) de salsinha picada, 500 gramas de talharim cozido al dente, 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado.

Modo de preparo:

Doure a cebola na margarina, junte a farinha de trigo, mexendo bem.Acrescente aos poucos o leite, mexendo sempre até engrossar, junte o caldo de legumes, a ricota e misture bem. Acrescente o iogurte e deixe no fogo por mais 5 minutos. Junte a salsa e despeje sobre o talharim escorrido. Polvilhe com o queijo. Sirva a seguir.

Fonte: Grandes invenções Knorr

Galinha ao vinho tinto

Galinha ao vinho tinto

Ingredientes:

4 coxas de galinha( ou pedaços grandes), 1 colher (sopa) de páprica picante, 2 colheres (sopa) bem cheia de manteiga, 1/2 colher (sopa) de louro em pó, 3/4 de xícara (chá) de vinho tinto, 2 cubos de caldo de galinha, dissolvidos em 1 xícara (chá) de água fervente, salsa picadinha.

Modo de preparo:

Esfregue os pedaços de galinha com a páprica e frite na manteiga quente, até que fiquem dourados de ambos os lados.

Transfira-os para uma travessa refratária, banhe-os com a gordura da fritura e salpique-os com o louro.

Adicione o vinho tinto e o caldo de galinha. Cubra com papel alumínio e leve ao forno moderado para assar, cerca de 1 hora, virando e banhando os pedaços, algumas vezes, com o molho que se formou.

Retire do forno, salpique com a salsa e sirva com salada mista e pão fresco.

Fonte: Livro O prazer de cozinhar.

Salada de Carne II

Salada de carne II

Ingredientes:

1 cebola picada, 2 colheres (sopa) de salsa picada, 2 colheres (sopa) de azeite,3 colheres (sopa) de suco puro de limão, pimenta do reino a gosto, 2 xícaras (chá) de sobras de carne assada e desfiada, 2 ovos cozidos em fatias.

Modo de preparo:

Misture a cebola, salsa, azeite, limão e pimenta. Junte a carne e envolva-a bem nesse molho. Na hora de servir decore o prato com os ovos cozidos e acrescente folhas, se desejar.

Fonte: Revista O poder das saladas

Salada de carne de sol com couve e abóbora

Salada de carne de sol com couve e abóbora

Ingredientes:

200 gramas de carne seca, 1 xícara (chá) de abóbora em cubos, 1 xícara (chá) de água, 1 maço de couve manteiga.

Molho: 1 colher (sopa) de cheiro verde picado, suco puro de 1 limão, sal, azeite e pimenta do reino a gosto.

Modo e preparo:

Deixe a carne seca de molho em água fria e limpa por 12 horas. Cozinhe a carne seca em 1 litro de água por 20 minutos. retire do fogo, deixe esfriar e desfie a carne.

Cozinhe a abóbora na água por 10 minutos. Junte numa saladeira a carne desfiada, a abóbora e a couve cortada em tirinhas. Misture delicadamente e reserve.

Molho: Bata os ingredientes do molho com um batedor ou garfo até ficar homogêneo e regue a salada servindo em seguida.

Fonte: Revista O poder das saladas

Feijão praiano

Feijão praiano

Ingredientes: 2 e 1/2 xícaras (chá) de feijão branco, 1 cenoura grande, 1/2 molho de salsa, 3 cubos de tempero para feijão Knorr.

Guarnição: 1 cebola grande, 1 tomate grande, 1 limão em rodelas, 4 filés de anchovas.

Molho: suco de 1 limão, 6 colheres(sopa) de azeite, 4 grãos de pimenta do reino, sal a gosto.

Modo de preparo:

Escolha o feijão, lave e deixe de molho de véspera, em 2 litros de água. No dia seguinte, leve o feijão ao fogo brando com a água em que ficou de molho; junte a cenoura e a salsa.

Cozinhe até que o feijão fique macio, mas inteiro.

Junte, então, os cubos de tempero para feijão, mexa e deixe no fogo por mais de 10 minutos.

Escorra o feijão ( guarde o caldo para o preparo de sopa), coloque numa saladeira e deixe amornar.

Guarneça-o com a cebola, o tomate, o limão e os filés de anchovas.

Bata bem todos os ingredientes do molho, despeje sobre a salada, deixe tomar gosto por 1 hora e sirva.

Fonte: As 200 melhores receitas Knorr

 

Panquecas de café

Panquecas de café:

 Ingredientes:( 6 panquecas)

Massa: 3 colheres (sopa) de farinha de trigo, 1/2 xícara (chá) de leite, 2 colheres (chá) de leite, 2 colheres (chá) rasas de açúcar, 1 colher (sopa) de manteiga, 1 ovo.

Recheio: 1/2 xícara (chá) de uva passa sem sementes, 1/4 xícara (chá) de licor de café, 1/2 lata de leite condensado, 1 colher (sopa) de Nescafé, 1 gema, 1 colher (rasa) de manteiga.

Molho: 1/2 lata de leite condensado, 1/2 xícara (chá) de leite, 1 colher (sopa) de Nescafé, 2 colheres (sopa) de creme de leite.

Modo de preparo:

Massa: Bata todos os ingredientes no liquidificador e deixe descansar.

Recheio: Coloque a uva passa de molho no licor. Leve os demais ingredientes ao fogo brando, mexa sem parar, até que engrosse. Retire do fogo, junte a uva passa com o licor, misture bem e deixe esfriar.

Frite pequenas porções da massa em uma frigideira pequena,untada com 1 colher (chá) de manteiga, coloque 1/2 concha da massa, espalhe e  doure dos dois lados.

Recheie as panquecas e dobre-as duas vezes. Coloque no prato de servir.

Molho: Dilua o leite condensado com o leite , acrescente o Nescafé e leve ao fogo até ferver. Retire do fogo e acrescente o creme de leite.; mexa bem e sirva à parte.

Fonte: O prazer de cozinhar.

 

 

 

Creme de café

Creme de café

Ingredientes:

2 ovos batidos, 1 e 1/2 xícara (chá) de leite semidesnatado, 3 colheres (sopa) de adoçante culinário, 2 colheres (chá) de café solúvel em pó, 1 colher (chá) de essência de baunilha, canela em pó e raspas de limão.

 Modo de preparo:

Em uma tigela média, misture bem o ovo, o leite, adoçante, café e a baunilha. Distribua em 4 taças refratárias individuais e arrume-as em uma frigideira funda. Encha a frigideira com água até 1,5 cm da borda dos potinhos; leve ao fogo alto e, assim que ferver, reduza a chama; tampe os potinhos e deixe cozinhar por 15 minutos. Espere esfriar, cubra com filme plástico e leve à geladeira por 3 horas ou até gelar bem. Decore com a canela e as raspas de limão.

Calorias por porção: 110

Fonte: Revista Boa forma

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