MARINIÈRE D’AZUR AUX LÉGUMES

a Marinière d'azur aus lègumesMARINIÈRE D’AZUR AUX LÉGUMES:

( Georges Blanc)

INGREDIENTES: ( 4 PORÇÕES):

PARA BOUILLON: 1/2 LITRO DE VINHO BRANCO SECO SECO; 1/2 LITRO DE ÁGUA; 2 CENOURAS EM PEDAÇOS; 1 CEBOLA GROSSEIRAMENTE PICADA; 1 TALO DE SALSÃO EM PEDAÇOS; 1 DENTE DE ALHO SEM PELE; 1 BOUQUET GARNI  AMARRADO ( ALHO  PORÓ, TOMILHO E TALOS DE SALSINHA); 20 GRAMAS DE SAL GROSSO; 5 GRÃOS DE PIMENTA DO REINO GROSSEIRAMENTE TRITURADAS.

PARA O MOLHO: 5 COLHERES (SOPA) DE AZEITE; 3 CEBOLINHAS ROXAS PICADAS; 1 DENTE DE ALHO PICADO; 2 COLHERES (SOPA)  DE TOMATE SEM PELE E SEM SEMENTES, CORTADO EM LOSANGOS; 4/5 DO BOUILLON; 1 COLHER (CAFÉ) DE ESTRAGÃO PICADO; 1 COLHER (CAFÉ) DE MANJERICÃO PICADO; 1/2  COLHER (CAFÉ) DE TOMILHO PICADO; 1 FOLHA DE LOURO PICADA; SAL E PIMENTA DO REINO MOÍDA NA HORA A GOSTO.

PARA MARINIÈRE: 1 W 1/2 KG DE MEXILHÕES COM AS CONCHAS; 4 BATATAS MÉDIAS; 1 ABOBRINHA; 1 BERINJELA; 1 TALO DE SALSÃO; 250 ML DE AZEITE; O RESTANTE DO BOUILLON; 1 PACOTINHO DE AÇAFRÃO EM PÓ; 100 GRAMAS DE MANTEIGA; 3 COLHERES (SOPA) DE CREME DE LEITE; PISTILOS DE AÇAFRÃO A GOSTO.

DECORAÇÃO:  ERVILHA TORTA COZIDA RAPIDAMENTE EM ÁGUA FERVENTE E DEPOIS ABERTA AO MEIO. FAÇA OS LAÇOS USANDO PARA CADA UM DELES MEIA VAGEM.

MODO DE PREPARO:

BOUILLON:

EM UMA CAÇAROLA, FERVA A ÁGUA, COLOQUE O VINHO BRANCO E OS DEMAIS INGREDIENTES; COZINHE EM FOGO MÉDIO  POR 30 MINUTOS, PASSE NO CHINOIS ( PENEIRA) E RESERVE.

PREPARO DO MOLHO:

EM UMA FRIGIDEIRA GRANDE, AQUEÇA O AZEITE, SOURE AS CEBOLINHAS, O ALHO, JUNTE O TOMATE E REFOGUE POR MAIS OU MENOS 2 MINUTOS. ACRESCENTE O BOUILLON, TODAS AS ERVAS PICADAS E COZINHE POR 10 MINUTOS, APROXIMADAMENTE. AJUSTE O SAL E A PIMENTA . RESERVE.

PREPARO DA MARINIÈRE:

LAVE E ESCOVE BEM AS CONCHAS.  DESCASQUE E TORNEIE AS BATATAS; TORNEIE A ABOBRINHA COM A CASCA, CORTE O SALSÃO EM TIRINHAS ( `A JULIENNE) E A BERINJELA EM PEQUENOS LOSANGOS COM A CASCA.

REFOGUE OS LEGUMES NO AZEITE QUENTE, ESCORRA-OS E RESERVE-OS.

NUMA CAÇAROLA, COLOQUE O BOUILLON QUE SOBROU, OS MEXILHÕES E DEIXE A CAÇAROLA NO FOGO, ATÉ AS CONCHAS ABRIREM,  O QUE DEVERÁ LEVAR UNS 5 MINUTOS , APROXIMADAMENTE.

RETIRE OS MEXILHÕES DAS CONCHAS E RESERVE-OS.

FILTRE NUM COADOR FINÍSSIMO O CALDO DO COZIMENTO DOS MEXILHÕES, PASSANDO-O PARA OUTRA CAÇAROLA. INTRODUZA O AÇAFRÃO EM PÓ E COZINHE POR 2 MINUTOS. NO ÚLTIMO INSTANTE, INCORPORE A MANTEIGA E O CREME DE LEITE, BATENDO VIGOROSAMENTE COM UM BATEDOR MANUAL.

FINALIZAÇÃO:

MISTURE OS LEGUMES E O MOLHO QUENTE AO CONTEÚDO DA CAÇAROLA.

DISPONHA A MARINIÈRE EM PRATOS FUNDOS, PREVIAMENTE AQUECIDOS, DEPOIS COLOQUE OS MEXILHÕES UM A UM E, FINALMENTE, DISTRIBUA OS PISTILOS DE AÇAFRÃO.

SIRVA IMEDIATAMENTE COMO O LAÇO DE DECORAÇÃO.

FONTE: REVISTA GULA

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Tretando Wordpress

Entretenimento 7 dias por semana !

Estante de Idéias Makeup

Observaçao: As fotos do blog são meramente ilustrativas- retiradas de imagens Google

Livros de Janice Ghisleri

Escritora de romances de fantasia e históricos.

Estroina

Questões filosóficas desnecessárias

EcoJane by Janice Ghisleri

EcoJane - Criação e Desenvolvimento de roupas, bolsas e bijouterias

Liberté

Por Sílvia Simões |Lizzie| e convidados, sobre Il Divo, musicais, literatura, comportamento, culinária, opinião e mais. Seja bem-vind@!

Paulinha: Il Divo , Bijuterias e Muito Mais

Observaçao: As fotos do blog são meramente ilustrativas- retiradas de imagens Google

IL DIVO Y ALGO MAS

AN IL DIVO'S FAN BLOG

%d blogueiros gostam disto: