ALIMENTOS ANTI TPM

A BRÓCOLISALIMENTOS ANTI TPM:

” OS DIAS QUE ANTECEDEM A MENSTRUAÇÃO NEM SEMPRE SÃO OS MELHORES DO MÊS. ALÉM DA IRRITABILIDADE, MELANCOLIA, INCHAÇO E OUTROS SINTOMAS TÍPICOS DA TPM, A VONTADE DE COMER SEM PARAR; PRINCIPALMENTE DOCES, FAZ VOCÊ SE SENTIR A PIOR PESSOA DO MUNDO. PARA AMENIZAR ESSES SINTOMAS E , DE QUEBRA, GARANTIR SAÚDE E BOA FORMA, A NUTRICIONISTA PAULA CASTILHO DÁ AS DICAS DO QUE CONSUMIR.”

1) VITAMINA B6:

AUXILIA NA FORMAÇÃO DE SEROTONINA( HORMÔNIO DO BEM ESTAR), MELHORANDO OS SINTOMAS RELACIONADOS À ALTERAÇÕES DE HUMOR.  

ALIMENTOS: SEMENTE DE GIRASSOL, ABACATE, BANANA, BATATA, ATUM, SALMÃO, PEITO DE FRANGO.

2) VITAMINA E:

ALIVIA SINTOMAS DE ANSIEDADE E SENSIBILIDADE/ DOR DAS MAMAS.

ALIMENTOS: GÉRMEN DE TRIGO, NOZES, AMÊNDOAS, ÓLEOS VEGETAIS COMO DE SOJA, ARROZ, ALGODÃO E MILHO..

3) CÁLCIO:

HÁ REDUÇÃO DESSE NUTRIENTE DURANTE A TPM. A INGESTÃO DE 1000 A 1200 MG DE CARBONATO DE CÁLCIO DIARIAMENTE, POR 3 CICLOS É UM FORTE ALIADO PARA REDUZIR OS SINTOMAS.

ALIMENTOS: LEITE E DERIVADOS, COUVE, ESPINAFRE, PEIXES,CASTANHA DO PARÁ, FLOR CRUA  DE BRÓCOLIS, AGRIÃO.

4) MAGNÉSIO:

TAMBÉM HÁ REDUÇÃO DESSE NUTRIENTE DURANTE A TPM. A SUPLEMENTAÇÃO PODE SER FEITA COM DOSES ENTRE 200 E 360 MG .

ALIMENTOS: VERDURAS E LEGUMES VERDES, CEREAIS INTEGRAIS E OLEAGINOSAS.

5) MANGANÊS:

SINTOMAS DE MAU HUMOR E DOR ESTÃO PRESENTES EM MULHERES COM MENOR INGESTÃO DE MANGANÊS.

ALIMENTOS: BANANA, ALCACHOFRA, AIPO, GRÃOS INTEGRAIS, VEGETAIS DE FOLHAS VERDES, LEGUMES, NOZES, ABACAXI.

6) ISOFLAVONAS:

ORIUNDAS DA SOJA, POSSUEM AÇÃO NOS NÍVEIS DE ESTROGÊNIO ( HORMÔNIO OVARIANO). ASSIM, COM O CONSUMO DE 68 MG DE ISOFLAVONAS, NA FORMA DE PROTEÍNA DE SOJA HÁ REDUÇÃO DE VÁRIOS SINTOMAS, COMO ENXAQUECA, INCHAÇO E CÓLICAS.

7) CARBOIDRATOS:

A VONTADE EXCESSIVA DE CONSUMI-LOS É COMUM NA TPM DEVIDO A DEMANDA ELEVADA DA PRODUÇÃO DE SEROTONINA. É IMPORTANTE PRIORIZAR OS CARBOIDRATOS INTEGRAIS, JÁ QUE SÃO RICOS EM FIBRAS E CONTRIBUEM PARA O CONTROLE DE PESO.

ALIMENTOS: AVEIA, ARROZ, PÃO E MACARRÃO INTEGRAIS.

FONTE: REVISTA MALU / NUTRICIONISTA: PAULA CASTILHO

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