UNIÃO PERFEITA

” ALGUNS NUTRIENTES TRAZEM AINDA MAIS SAÚDE, DISPOSIÇÃO E BOM HUMOR QUANDO TRABALHAM LADO A LADO. CONHEÇA AGORA  UMA DAS DUPLAS DO BEM, QUE VOCÊ DEVE CONSUMIR JUNTAS E  SAIBA ONDE ENCONTRÁ-LAS.

A AGRIÃO1)  VITAMINA D  e CÁLCIO:

DEPOIS QUE A VITAMINA D SE ENCONTRA COM O CÁLCIO, É UM GRUDE SÓ. IMPORTANTE PARA O FORTALECIMENTO DOS OSSOS, O CÁLCIO PROVENIENTE DA ALIMENTAÇÃO DEVE SER ABSORVIDO QUANDO  CHEGA AO INTESTINO. NESSA HORA, A VITAMINA D APARECE PARA AUMENTAR A ABSORÇÃO DO MINERAL. DAÍ EM DIANTE, OS DOIS SEGUEM JUNTOS PELA CORRENTE SANGUÍNEA ATÉ CHEGAR AOS OSSOS, POIS É JUSTAMENTE A VITAMINA D QUEM VAI DAR UMA MÃOZINHA PARA O CÁLCIO SE FIXAR E NÃO SER ELIMINADO PELO ORGANISMO.  QUANDO A VITAMINA D ESTÁ DEFICIENTE, ELA PREJUDICA A ABSORÇÃO, RETENÇÃO E DEPOSIÇÃO DE CÁLCIO NOS OSSOS, EXPLICA O DR. SERGIO LANZOTTI, DIRETOR DO INSTITUTO DE REUMATOLOGIA E DOENÇAS OSTEOARTICULARES , EM SÃO PAULO.

SEGUNDO ELE, QUANDO JA ESTÁ ATIVA, A VITAMINA D AUMENTA A ABSORÇÃO DO CÁLCIO NO INTESTINO DELGADO, DIMINUI A EXCREÇÃO DO MINERAL E AUMENTA A DEPOSIÇÃO DE CÁLCIO NO SOO, MANTENDO A DENSIDADE ÓSSEA; ELA É FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DE UM ” OSSO DURO”, RESSALTA O MÉDICO.  É IMPORTANTE LEMBRAR AINDA QUE PELO MENOS 1/3 DE TODAS AS FRATURAS OSTEOPORÓTICAS TEM UMA BASE NUTRICIONAL. SENDO ASSIM, É FUNDAMENTAL SABER MAIS SOBRE A REAL NECESSIDADE DESTES NUTRIENTES ESSENCIAIS.

NÃO CUSTA LEMBRAR QUE A VITAMINA D, É OBTIDA PELA EXPOSIÇÃO SOLAR EM HORÁRIOS ADEQUADOS – ANTES DAS 10 HORAS DA MANHÃ E DEPOIS DAS 16 HORAS, SEM PROTETOR SOLAR. O CÁLCIO TAMBÉM É ENCONTRADO EM ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL COMO: SEMENTE DE GERGELIM E SEUS DERIVADOS, COMO A SUA PASTA CONHECIDA COMO TAHINE; FEIJÕES, AGRIÃO, COUVE, MELADO, TOFU, FARINHA DE SOJA E BRÓCOLIS.

ATUALMENTE A DOSE DIÁRIA RECOMENDADA DE CÁLCIO, PARA ADULTOS É DE 1000 MG( MIL MILIGRAMAS)  E 400 UI (UNIDADE INTERNACIONAL)  DE VITAMINA D.

PARA IDOSOS, A RECOMENDAÇÃO É MAIOR: 1200 MG DE CÁLCIO, À PARTIR DE 50 ANOS E 600 UI DE VITAMINA D  À PARTIR DOS 70 ANOS. PARA VOCÊ TER UMA IDEIA  DO QUE ISSO SIGNIFICA NA PRÁTICA, SEGUNDO A TABELA BRASILEIRA DE COMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS, DA UNIVERSIDADE DE CAMPINAS; EM 100 GRAMAS DE COUVE, VOCÊ ENCONTRA 177 MG DE CÁLCIO, JÁ EM 100 GRAMAS DE FARINHA DE SOJA SÃO 206 MG E , EM 100 GRAMAS DE AGRIÃO, 133 MG.

PARA AJUDAR A SEGURAR O CÁLCIO NOS OSSOS, TAMBÉM É BOM CONSUMIR MAGNÉSIO, QUE NÃO SÓ AJUDA A VITAMINA D COMO PARTICIPA DO METABOLISMO DA GLICOSE, AUMENTANDO A DISPOSIÇÃO. O MAGNÉSIO PODE SER ENCONTRADO EM CASTANHA DO BRASIL, SOJA EM GRÃO, AVEIA, CEREAIS INTEGRAIS E VERDURAS.”

SEMANA QUE VEM, MAIS UMA DUPLA PODEROSA E IMPORTANTE PARA A NOSSA SAÚDE : SÓDIO E POTÁSSIO.

FONTE:  A REVISTA DOS VEGETARIANOS.

CRÉDITO DA FOTO: alimentesecomsabedoria.blogspot.com

 

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