APRENDA A FAZER CALDOS NATURAIS DE: LEGUMES, CARNE E GALINHA

A CALDO DE LEGUMESCALDOS CASEIROS DE: LEGUMES, FRANGO E CARNE:

“QUANTO MAIS NATURAL, MELHOR!!! NÃO É SÓ O PALADAR QUE SAI GANHANDO, A SAÚDE TAMBÉM. 

APÓS PRONTOS, ESPERE ESFRIAR E COLOQUE EM FORMINHAS DE GELO( PARA USAR 1 CUBO NA HORA DE TEMPERAR OS PRATOS) OU EM SACOS PLÁSTICOS BEM FECHADOS ( MAIS INDICADOS PARA BASES DE SOPAS) E LEVÁ-LOS AO CONGELADOR. PODE SER CONSERVADO POR ATÉ 6 MESES.

NA HORA DE USAR, SUBSTITUA A QUANTIDADE DE ÁGUA E OS CALDOS INDUSTRIALIZADOS INDICADOS NOS INGREDIENTES DAS RECEITAS, PELA MESMA QUANTIDADE DO CALDO NATURAL E EXCLUA OS TABLETES INDUSTRIALIZADOS. PORÉM, A MEDIDA VAI DE ACORDO COM O GOSTO DE CADA UM, QUEM QUISER UM CALDO MAIS SUAVE, PODE ACRESCENTAR MAIS ÁGUA.

1) CALDO DE LEGUMES:

INGREDIENTES: 1 COLHER( SOPA) DE AZEITE; 2 TALOS DE ALHO PORÓ PICADOS; 4 CEBOLAS PICADAS; 6 CENOURAS DESCASCADAS E PICADAS; 3 TALOS DE SALSÃO PICADOS; 1 MAÇO DE SALSINHA; 2 COLHERES (CHÁ) DE MANJERONA SECA; 1/2 COLHER(CHÁ) DE TOMILHO SECO; 1 FOLHA DE LOURO; 6 LITROS DE ÁGUA.

MODO DE PREPARO:

EM UMA PANELA GRANDE, AQUEÇA O AZEITE E REFOGUE OS LEGUMES ATÉ COMEÇAR A DOURAR. ACRESCENTE AS ERVAS E A ÁGUA. DEIXE FERVER, ABAIXE O FOGO E COZINHE POR 1 HORA, COM A PANELA PARCIALMENTE TAMPADA. RETIRE DO FOGO E COE O CALDO EM VASILHA. DEIXE ESFRIAR E UTILIZE IMEDIATAMENTE OU LEVE AO CONGELADOR. APROVEITE OS LEGUMES QUE RESTARAM PARA PREPARAR SOPAS.

2) CALDO DE GALINHA:

INGREDIENTES: 8 XÍCARAS (CHÁ) DE ÁGUA; 1 CEBOLA PICADA; 4 DENTES DE ALHO AMASSADOS; 2 FOLHAS DE LOURO, SALSINHA PICADA A GOSTO; 1 COLHER (SOBREMESA) DE SAL; 600 GRAMAS DE CARCAÇA DE FRANGO ( MAS COM PEDAÇOS DE CARNE) EM PEDAÇOS GRANDES.

MODO DE PREPARO:

COLOQUE OS INGREDIENTES EM UMA PANELA DE PRESSÃO E COZINHE POR 45 MINUTOS APÓS PEGAR PRESSÃO. DESLIGUE O FOGO, DEIXE SAIR TODA A PRESSÃO E ABRA A PANELA. ESPERE AMORNAR, COE O CALDO EM POTES E LEVE-OS À GELADEIRA. DEPOIS DE FRIO, A GORDURA SE SEPARA DO CALDO E PODE SER DESCARTADA. O RESTANTE DEVE SER CONGELADO. USE O FRANGO RESTANTE PARA PREPARO DE TORTAS, SALGADOS E SOPAS.

 

3) CALDO DE CARNE:

INGREDIENTES: 1 CANELA DE BOI SEM A CARNE, CORTADA EM PEDAÇOS GRANDES; 1 MOCOTÓ EM PEDAÇOS GRANDES; 5 LITROS DE ÁGUA; 1,5 KG DE CARNE DE COSTELA OU OSSOBUCO; 1/2 XÍCARA (CHÁ) DE SUCO DE LIMÃO; 3 CEBOLAS PICADAS; 3 TALOS DE ALHO PORÓ PICADOS; 1 COLHER(CHÁ) DE SAL; 1 COLHER(SOPA) DE TOMILHO SECO; 1 MAÇO DE SALSINHA PICADO.

MODO DE PREPARO:

LAVE OS OSSOS E O MOCOTÓ EM ÁGUA CORRENTE E COLOQUE-OS EM UMA PANELA BEM GRANDE. CUBRA COM A ÁGUA MISTURADA AO SUCO DE LIMÃO( SE NECESSÁRIO, COLOQUE MAIS ÁGUA PARA COBRIR OS OSSOS). DEIXE DESCANSAR POR 1 HORA. EM UMA ASSADEIRA, COLOQUE A COSTELA E LEVE AO FORNO MÉDIO ATÉ DOURAR (CERCA DE 1 HORA). RETIRE E ACRESCENTE À PANELA COM OS OSSOS. ADICIONE A CEBOLA, O ALHO PORÓ E O SAL. QUANDO COMEÇAR A FERVER, VÁ RETIRANDO A ESPUMA QUE SE FORMA COM  UMA ESCUMADEIRA. ABAIXE  O FOGO E ACRESCENTE O TOMILHO E A SALSINHA. COZINHE POR 4 HORAS. ESPERE ESFRIAR E RETIRE A GORDURA QUE SE FORMA NA SUPERFÍCIE. CONGELE O RESTANTE.”

FONTE: O PODER DAS SOPAS

CRÉDITO DA FOTO: eugourmet.wordpress.com

 

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Tretando Wordpress

Entretenimento 7 dias por semana !

Estante de Idéias Makeup

Observaçao: As fotos do blog são meramente ilustrativas- retiradas de imagens Google

Livros de Janice Ghisleri

Escritora de romances de fantasia e históricos.

Estroina

Questões filosóficas desnecessárias

EcoJane by Janice Ghisleri

EcoJane - Criação e Desenvolvimento de roupas, bolsas e bijouterias

Liberté

Por Sílvia Simões |Lizzie| e convidados, sobre Il Divo, musicais, literatura, comportamento, culinária, opinião e mais. Seja bem-vind@!

Paulinha: Il Divo , Bijuterias e Muito Mais

Observaçao: As fotos do blog são meramente ilustrativas- retiradas de imagens Google

IL DIVO Y ALGO MAS

AN IL DIVO'S FAN BLOG

%d blogueiros gostam disto: