DEPRESSÃO

ESTOU COM UM MINI GUIA, MUITO INTERESSANTE QUE FALA SOBRE DEPRESSÃO, UMA DOENÇA QUE INFELIZMENTE AFETA MUITAS PESSOAS, ENTÃO ACHEI IMPORTANTE COMPARTILHAR COM VOCÊS, MAS COMO O ASSUNTO É EXTENSO, VOU COLOCANDO INFORMAÇÕES SEMANA A SEMANA, OK?

A DEPRESSAODEPRESSÃO:

” O QUE É? SEGUNDO A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE( OMS), A DEPRESSÃO É UM TRANSTORNO MENTAL, PARA SER DIAGNOSTICADO EM UM QUADRO DEPRESSIVO, O INDIVÍDUO DEVE APRESENTAR UM OU MAIS DOS PRINCIPAIS SINTOMAS:

 TRISTEZA PROFUNDA, PERDA DE INTERESSE EM AÇÕES COTIDIANAS, AUSÊNCIA DE PRAZER, OSCILAÇÕES ENTRE SENTIMENTOS DE CULPA, FALTA DE CONCENTRAÇÃO, SENSAÇÃO DE IMPOTÊNCIA DIANTE DOS PROBLEMAS, MEDOS, INSEGURANÇAS, INTOLERÂNCIA E IRRITABILIDADE, DISTÚRBIOS DE SONO OU DE APETITE.

ESSES COMPORTAMENTOS COSTUMAM SURGIR SEM UM MOTIVO APARENTE E NÃO SÃO PASSAGEIROS, DURANDO DIAS, MESES E ATÉ ANOS. APESAR DE SER CARACTERIZADA COMO UMA DOENÇA PSIQUIÁTRICA , A DEPRESSÃO TAMBÉM CAUSA SINTOMAS FÍSICOS ALÉM DE PSICOLÓGICOS.

CAUSAS: A MEDICINA AINDA NÃO TEM A RESPOSTA EXATA PARA OS MOTIVOS QUE DESENCADEIAM A DEPRESSÃO, MAS SABE-SE QUE O AMBIENTE EM QUE O INDIVÍDUO VIVE, BEM COMO SUAS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS E SUA GENÉTICA SÃO FATORES QUE PODEM COLABORAR PARA A DOENÇA.” FATORES BIOLÓGICOS, PSICOLÓGICOS E AMBIENTAIS TEM  UM IMPORTANTE PESO NOS QUADROS DEPRESSIVOS” AFIRMA A PSICÓLOGA MARCELLA MANTOVANI PAZINI. O USO DE DROGAS E ÁLCOOL TAMBÉM PODE CAUSAR O DISTÚRBIO.

QUEM PODE SER AFETADO?

EM GERAL A DEPRESSÃO ACOMETE MAIS AS MULHERES EM IDADE JOVEM E ADULTA DO DO QUE OS HOMENS JOVENS E ADULTOS. NÃO PODEMOS ESQUECER QUE AS CRIANÇAS TAMBÉM PODE APRESENTAR DEPRESSÃO, DESTACA A PSICÓLOGA E PSICANALISTA MARICA FRAGA. IDOSOS E GRÁVIDAS TAMBÉM PODEM SER AFETADOS.

DEMORA FATAL:

A BUSCA POR AJUDA COMEÇA COM O CONHECIMENTO DOS SINTOMAS CARACTERÍSTICOS DA DEPRESSÃO, SEM O QUAL, NINGUÉM DESCONFIA QUE ESTÁ DOENTE. PARA SE TER UMA IDEIA DO TAMANHO DO PROBLEMA, DADOS DIVULGADOS PELA FEDERAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE MENTAL ( FMSM), APONTAM QUE PESSOAS COM DEPRESSÃO , DEMORAM EM MÉDIA, MAIS DE 11 MESES PARA PROCURAR UM MÉDICO. PARA PIORAR , O DIAGNÓSTICO DEFINITIVO DE DEPRESSÃO, EM GERAL, SÓ É CONFIRMADO APÓS 5 CONSULTAS. TUDO ISSO ACABA ATRASANDO AINDA MAIS O TRATAMENTO E, PRINCIPALMENTE A RECUPERAÇÃO..

TRISTEZA X DEPRESSÃO.

A CONFUSÃO ENTRE UM SENTIMENTO DE TRISTEZA PROFUNDA E DEPRESSÃO É COMUM E JUSTIFICÁVEL. MAS HÁ DIFERENÇAS MARCANTES. “A TRISTEZA PROFUNDA NÃO É UMA DOENÇA E OCORRE MOTIVADA POR ALGUM ACONTECIMENTO ESPECÍFICO. E TANTO O TEMPO  DE DURAÇÃO COMO A INTENSIDADE SÃO MENORES. EM GERAL, A PESSOA CONSEGUE SUPERÁ-LA COM A AJUDA DE AMIGOS, OU COM O EMPREGO DE TÉCNICAS ALTERNATIVAS, EMBORA HAJA CASOS EM QUE É NECESSÁRIO A AJUDA DE UM PROFISSIONAL ESPECIALIZADO. A DEPRESSÃO, POR SUA VEZ, É UMA DOENÇA, COM INTENSIDADE E TEMPO DE DURAÇÃO BEM MAIS PROFUNDOS E LONGOS”, INFORMA A PSICÓLOGA REGIANO MACHADO, ALÉM DISSO, QUANDO SE TRATA DE DEPRESSÃO, A PRÓPRIA PESSOA SENTE QUE A TRISTEZA QUE SE ABATEU SOBRE ELA É DIFERENTE DO HABITUAL, MESMO NOS PIORES MOMENTOS. ASSIM, LUTA CONTRA O INIMIGO ERRADO, MINANDO O POUCO DE ENERGIA QUE LHE RESTA E RETARDANDO O INÍCIO DO TRATAMENTO.

APRENDA A RECONHECER AS VÁRIAS CARAS DA DEPRESSÃO PARA RECONHECÊ-LAS:

1)  DEPRESSÃO:

PODE SURGIR COMO SINTOMA DE VÁRIAS CIRCUNSTÂNCIAS:  TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS TRAUMÁTICO, DEMÊNCIA, ESQUIZOFRENIA, ALCOOLISMO, DOENÇAS CLÍNICAS, ETC. PODE AINDA OCORRER COMO RESPOSTA A SITUAÇÕES ESTRESSANTES E CIRCUNSTÂNCIAS SOCIAIS E ECONÔMICAS DIFÍCEIS. ENQUANTO SÍNDROME, A DOENÇA INCLUI ALTERAÇÕES DO HUMOR ( TRISTEZA, IRRITABILIDADE, FALTA DE CAPACIDADE DE SENIR PRAZER, APATIA, ETC) E VÁRIOS OUTROS ASPECTOS COMO; ALTERAÇÕES COGNITIVAS, PSICOMOTORAS E VEGETATIVAS( SONO, APETITE).

ELA TEM SIDO CLASSIFICADA DE VÁRIAS FORMAS, DEPENDENDO DO PERÍODO HISTÓRICO, DA PREFERÊNCIA DE AUTORES E DO PONTO DE VISTA ADOTADO. OS MAIS CITADOS SÃO: MELANCOLIA, PSICÓTICA,      CATATÔNICA, DISTIMIA, ATÍPICA, SAZONAL, TRANSTORNO DEPRESSIVO MAIOR E TRANSTORNO BIPOLAR, DIZ O PSIQUIATRA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.

1) MELANCOLIA:

É CONSIDERADA COMO UM PRINCÍPIO DE DEPRESSÃO, PARA O QUAL OS FATORES GENÉTICOS SÃO MUITO DETERMINANTES E QUE RESPONDE MELHOR A TRATAMENTOS EM QUE  SE BUSCA CONTROLAR OS NÍVEIS DE CORTISOL ( HORMÔNIO DO ESTRESSE) NO ORGANISMO. AGITAÇÃO, ALTERAÇÕES DO SONO E DE APETITE SÃO SINTOMAS COMUNS NESSE CASO.

2) DEPRESSÃO PSICÓTICA:

É QUANDO A DEPRESSÃO APRESENTA QUADROS DE DELÍRIOS E ALUCINAÇÕES , SITUAÇÃO QUE CORRESPONDE A 15% DOS CASOS DEPRESSIVOS. OS SINTOMAS ESTÃO MUITO RELACIONADOS AOS SENTIMENTOS DE CULPA E DE PUNIÇÃO E A PESSOA TENDE A INTERPRETAR SITUAÇÕES CORRIQUEIRAS COMO DEFEITOS PESSOAIS. A PESSOA PODE ACREDITAR, POR EXEMPLO, ESTAR COM O FÍGADO “APODRECIDO”, OU COM DETERMINADOS ÓRGÃOS ” TOMADOS POR CÂNCER”, DIZ O PSIQUIATRA.”

AMIGOS, SEMANA QUE VEM CONTINUAREMOS COM MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESSE ASSUNTO.

FONTE:  MINI GUIA DE SAÚDE- DEPRESSÃO – EDITORA ALTO ASTRAL

CRÉDITO DA FOTO:chabeneficios.com.br

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Tretando Wordpress

Entretenimento 7 dias por semana !

Estante de Idéias Makeup

Observaçao: As fotos do blog são meramente ilustrativas- retiradas de imagens Google

Livros de Janice Ghisleri

Escritora de romances de fantasia e históricos.

Estroina

Questões filosóficas desnecessárias

EcoJane by Janice Ghisleri

EcoJane - Criação e Desenvolvimento de roupas, bolsas e bijouterias

Liberté

Por Sílvia Simões |Lizzie| e convidados, sobre Il Divo, musicais, literatura, comportamento, culinária, opinião e mais. Seja bem-vind@!

Paulinha: Il Divo , Bijuterias e Muito Mais

Observaçao: As fotos do blog são meramente ilustrativas- retiradas de imagens Google

IL DIVO Y ALGO MAS

AN IL DIVO'S FAN BLOG

%d blogueiros gostam disto: