DIETA PREVENTIVA DO ESTRESSE E DEPRESSÃO

“O CARDÁPIO ABAIXO FOI ELABORADO PELA NUTRICIONISTA LIZ ELAINE SOWEK. ESTA DIETA É COMPOSTA DE ALIMENTOS NUTRITIVOS E QUE AFASTAM A DEPRESSÃO. ALIANDO O CARDÁPIO À PRÁTICA DE EXERCÍCIOS, AINDA É POSSÍVEL PERDER ATÉ 4 KG EM UM MÊS.”

FILÉ DE PEIXE GRATINADODIETA PREVENTIVA DO  ESTRESSE E  DEPRESSÃO

1º DIA:

CAFÉ DA MANHÃ: 1 XÍCARA (CHÁ) DE COALHADA COM 3 COLHERES (SOPA) DE GRANOLA, 10 MORANGOS PICADOS E 1 COLHER (CHÁ) DE MEL; 1 XÍCARA (80ML) DE CAFÉ.

LANCHE DA MANHÃ: 1 BANANA AMASSADA COM 1 COLHER (SOPA) DE AVEIA E CANELA EM PÓ A GOSTO.

ALMOÇO: 1 PRATO (SOBREMESA) DE SALADA DE ALFACE, AGRIÃO, RÚCULA, PALMITO, 3 AZEITONAS VERDES E TOMATES- CEREJA; 2 QUIBES ASSADOS; 3 COLHERES(SOPA) DE TABULE.

LANCHE DA TARDE: 1 BARRINHA DE CEREAIS LIGHT

JANTAR: 1 PRATO ( FUNDO) DE SOPA FEITA COM CHAMPIGNON, TOMATE, MANDIOCA, CENOURA, CEBOLA, ALHO, ARROZ INTEGRAL E CHEIRO VERDE.

CEIA: 1 COPO ( 250ML) DE COALHADA BATIDA COM MORANGOS.

2º DIA

CAFÉ DA MANHÃ: 250 ML DE SUCO DE UVA BATIDO COM 1 COLHER (SOPA) DE LINHAÇA; 1 OVO COZIDO; 1 FATIA DE PÃO DE FÔRMA INTEGRAL COM 1 COLHER (CHÁ) DE REQUEIJÃO LIGHT; 1 XÍCARA (CHÁ) DE CHÁ VERDE COM 1 RODELA DE GENGIBRE.

LANCHE DA MANHÃ: 1 BARRINHA DE CEREAL LIGHT

ALMOÇO:  1 PRATO DE LEGUMES VARIADOS COZIDOS COM 3 AZEITONAS PRETAS, 1 CONCHA DE SOJA COZIDA, 2 COLHERES (SOPA) DE ARROZ INTEGRAL; 3 COLHERES (SOPA) DE COUVE REFOGADA; 1 FILÉ DE PEIXE GRELHADO.

LANCHE DA TARDE: 200 ML DE COALHADA BATIDA COM 1 CACHO PEQUENO DE UVAS.

JANTAR: 1 PRATO ( FUNDO) DE SOPA DE TOMATE COM TOMILHO; 1 FATIA DE PÃO DE FÔRMA INTEGRAL; 10 NOZES; 1/2 COPO( 125ML) DE SUCO DE UVA.

CEIA: 250 ML DE LEITE DESNATADO MISTURADO COM 1 POTE ( 80ML) DE LEITE FERMENTADO.

3º DIA:

CAFÉ DA MANHÃ: 250 ML DE SUCO PURO DE UVA BATIDO COM 1 COLHER (SOPA) DE AVEIA  E 1 PITADA DE GENGIBRE EM PÓ; 1 PÃO ÁRABE PEQUENO ASSADO COM 1 FATIA DE QUEIJO DE MINAS LIGHT, 2 FATIAS DE QUEIJO MINAS LIGHT; 2 FATIAS FINAS DE TOMATE, ORÉGANO A GOSTO E 1 FIO DE AZEITE; 1 XÍCARA (200ML) DE CHÁ VERDE COM GOTAS DE LIMÃO;

LANCHE DA MANHÃ: 250 ML DE SUCO DE KIWI BATIDO COM 1 COLHER (SOPA) DE UVAS- PASSAS E 1 COLHER (CHÁ) DE LINHAÇA.

ALMOÇO: 1 PRATO ( SOBREMESA) DE SALADA DE ALFACE AMERICANA, BROTOS DE ALFAFA, TOMATE, PEPINO E 3 AZEITONAS PRETAS; 1 FILÉ DE FRANGO GRELHADO; 2 COLHERES (SOPA) DE ARROZ INTEGRAL; 4 COLHERES (SOPA) DE LEGUMES VARIADOS REFOGADOS ( CHUCHU, CENOURA, ABOBRINHA, JILÓ E BERINJELA).

LANCHE DA TARDE: 1 LARANJA COM BAGAÇO

JANTAR: SALADA DE RÚCULA COM TOMATE, RABANETE À VONTADE; 1 PORÇÃO DE OMELETE; 1 BATATA PEQUENA ASSADA OU 2 COLHERES(SOPA) DE PURÊ DE MANDIOCA; 3 COLHERES(SOPA) DE LEGUMES( CENOURA, VAGEM E ERVILHA FRESCA) COZIDOS NO VAPOR; 1/2 COPO DE SUCO DE UVA.

CEIA: 1 PERA

4º DIA

 CAFÉ DA MANHÃ: 1 RODELA GROSSA DE ABACAXI BATIDA COM 250 ML DE CHÁ MATE PRONTO E FOLHAS FRESCAS DE HORTELÃ; 1 FATIA DE PÃO DE AVEIA LIGHT COM 2 COLHERES(SOPA) DE QUEIJO COTTAGE; 1 XÍCARA (CHÁ-  200 ML  )DE CHÁ VERDE COM 1 PITADA DE CANELA EM PÓ; 5 UVAS PASSAS.

LANCHE DA MANHÃ: 1 XÍCARA (CHÁ) DE COALHADA BATIDA COM 1 CACHO PEQUENO DE UVAS

ALMOÇO: 1 PRATO ( SOBREMESA) DE SALADA DE FOLHAS VERDES VARIADAS COM BROTO DE  ALFAFA, TOMATES – CEREJA E PALMITO; 1 POSTA DE PEIXE ENSOPADO; 1 CONCHA DE GRÃO DE BICO COZIDO; 1 COLHER (SOPA) DE ARROZ INTEGRAL; 3 COLHERES (SOPA) DE ESPINAFRE REFOGADO.

LANCHE DA TARDE: 250 ML DE SUCO DE ACEROLA OU KIWI BATIDO COM 1 COLHER (SOPA) DE UVAS PASSAS.

JANTAR: 1 PRATO ( FUNDO) DE SOPA FEITA COM CEBOLA, TOMATE, MANDIOQUINHA, AGRIÃO, AVEIA E CHEIRO VERDE A GOSTO, REGADA COM 1 FIO DE AZEITE; 1 OVO COZIDO; 2 COLHERES (SOPA) DE QUEIJO COTTAGE; 1/2 COPO DE SUCO DE UVA.

CEIA: 1 LARANJA COM BAGAÇO.

5º DIA

CAFÉ DA MANHÃ: 250 ML DE BEBIDA À BASE DE SOJA, COM SABOR DE SUA PREFERÊNCIA, BATIDO COM 1/2 COLHER (SOPA) DE LINHAÇA; 1 TORRADA INTEGRAL COM 1 COLHER (CHÁ) DE REQUEIJÃO LIGHT; 200 ML DE CHÁ VERDE.

LANCHE DA MANHÃ: 10 MORANGOS.

ALMOÇO: 1 PRATO ( SOBREMESA) DE SALADA FEITA COM FOLHAS VERDES, BROTOS DE ALFAFA, PALMITO, 3 AZEITONAS VERDES E 2 FATIAS DE PIMENTÃO AMARELO; 1 PORÇÃO DE MACARRÃO COM BRÓCOLIS; 1 POSTA DE PEIXE GRELHADO; 3 COLHERES (SOPA) DE VAGEM E CENOURA REFOGADOS.

LANCHE DA TARDE: 1 COLHER (SOPA) DE UVAS- PASSAS; 10 AMÊNDOAS.

JANTAR: 1 BIFE DE CARNE VERMELHA GRELHADO; 3 COLHERES(SOPA) DE LENTILHA COZIDA; 3 COLHERES (SOPA) DE QUIABO REFOGADO COM TOMATES, CEBOLA E ALHO; 1 TAÇA PEQUENA ( 100 ML) DE VINHO TINTO.

CEIA: 1 MAÇA

POSTAREI MAIS ALGUMAS RECEITAS, (EM ACOMPANHAMENTOS LIGHT E PEIXE LIGHT), QUE PODEM COMPLEMENTAR ESSA DIETA , COMO: TABULE; PEIXE ENSOPADO; OMELETE DE QUEIJO BRANCO. SEMANA QUE VEM MAIS PRATOS ANTI DEPRESSÃO.

FONTE: MINI GUIA DE  SAÚDE – DEPRESSÃO

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