22 DICAS PARA AFASTAR A DEPRESSÃO E COMO TER UMA GESTAÇÃO SEM ESTRESSE PÓS PARTO

ESTE É O FINAL DO ASSUNTO DEPRESSÃO E SEMANA QUE VEM FALAREMOS SOBRE TIREOIDE,OK?

A DEPRESSAO22 DICAS PARA AFASTAR A DEPRESSÃO E COMO TER UMA GESTAÇÃO SEM ESTRESSE PÓS PARTO:

“1) RESPIRE SUAVEMENTE:

QUANDO ESTÃO TENSAS OU ESTRESSADAS, MUITAS PESSOAS TENDEM A PRENDER A RESPIRAÇÃO SEM PERCEBER. PARE POR ALGUNS MINUTOS E FAÇA ESSE EXERCÍCIO: FECHE OS OLHOS E SINTA O AR FLUINDO PELAS NARINAS; SINTA O DIAFRAGMA BAIXAR E A CAIXA TORÁCICA SE  EXPANDIR QUANDO O AR ENTRA NOS PULMÕES. PERCEBA O PEITO SE CONTRAIR QUANDO O AR SAI PELAS NARINAS. REPITA O PROCESSO, MANTENDO A ATENÇÃO NA RESPIRAÇÃO.

2) AROMATIZE PARA RELAXAR:

EM UM BORRIFADOR, PINGUE 5 GOTAS DE ÓLEO ESSENCIAL PARA CASA 10 ML DE ÁGUA E ESPALHE PELO AMBIENTE , SEMPRE QUE QUISER. INVISTA NAS FRAGRÂNCIAS CERTAS: BERGAMOTA E CAPIM-LIMÃO- PARA REVIGORAR O ÂNIMO; ERVA CIDREIRA- PARA GANHAR EQUILÍBRIO; HORTELÃ E ALECRIM- PARA RECUPERAR ENERGIA.

3) CUIDE DA ALIMENTAÇÃO:

ALIMENTOS GORDUROSOS, DOCES, BEBIDAS ALCOÓLICAS E CAFEINADAS EM EXCESSO AUMENTAM O HORMÔNIO DO ESTRESSE. QUE TAL TROCÁ-LOS POR UMA DIETA RICA EM VEGETAIS?

4) SEJA GENTIL:

TER UMA BOA RELAÇÃO COM OS COLEGAS DE TRABALHO MANTÉM O ESTRESSE EM NÍVEIS BAIXOS. UM ESTUDO MOSTROU QUE AS PESSOAS QUE SE AJUDAM SÃO MAIS PRODUTIVAS, TALVEZ PORQUE APRENDAM MELHOR A COMUNICAÇÃO INDIRETA. OUTRO ESTUDO APONTOU QUE QUEM TRABALHA COM AMIGOS APRESENTA TAXAS MAIS BAIXAS DE PRESSÃO SANGUÍNEA EM SITUAÇÕES ESTRESSANTES.

5) NÃO DEIXE A TECNOLOGIA ESCRAVIZAR VOCÊ:

PARA PLANEJAR UM PERÍODO DE PAZ SEM INTERRUPÇÕES, DESLIGUE O TELEFONE POR 1 HORA E VERIFIQUE OS E-MAILS APENAS 2 VEZES AO DIA; ISSO SE VOCÊ ESTIVER TRABALHANDO. EM DIAS DE FOLGA, PRONTIFIQUE-SE A PASSAR PERÍODOS MAIS LONGOS OFF LINE. QUE TAL UM DIA SEM CELULAR E INTERNET.

6) MOTIVE-SE:

DEIXE QUE O DESEJO DE FICAR SAUDÁVEL O MOTIVE A CONHECER OUTRAS PESSOAS. UMA PESQUISA CONCLUIU QUE MULHERES COM MENOS DE 6 CONTATOS PESSOAIS TEM MAIS PROPENSÃO À DEPRESSÃO. PERTENCER A UM GRUPO, SIGNIFICA TROCAR EXPERIÊNCIAS E EXPECTATIVAS.

7) DÊ SENTIDO AS COISAS:

AS TAREFAS ROTINEIRAS COM POUCO SIGNIFICADO APARENTE SÃO CONSIDERADAS FATORES ESTRESSORES. SE VOCÊ ACHA QUE NÃO EMPREGA PLENAMENTE DUAS HABILIDADES NO TRABALHO, BUSQUE OUTRAS ATIVIDADES, COMO UM CURSO, EM QUE POSSA USAR SUA CRIATIVIDADE E INICIATIVA.

8) ACEITE AS MUDANÇAS:

A VIDA É UM PROCESSO DE MUDANÇAS CONSTANTES. SE TENTAR LUTAR CONTRA ISSO, ACUMULARÁ FRUSTRAÇÃO. TENTE CULTIVAR O DESAPEGO, PARA AJUDÁ-LO A REAGIR EQUILIBRADAMENTE QUANDO AS CONDIÇÕES MUDAREM OU ALGUÉM DESAPONTAR VOCÊ. SE ACREDITAR QUE O INESPERADO PODE SURPREENDER POSITIVAMENTE SERÁ CAPAZ DE ACEITAR O NOVO  SEM RESSENTIMENTOS.

9) AUTO MASSAGEM:

SE SENTIR OS OLHOS PESADOS, COLOQUE A PONTA DOS DEDOS INDICADORES LOGO ABAIXO DAS SOBRANCELHAS, ONDE ELAS SE ENCONTRAM COM O NARIZ. PRESSIONE UM POUCO A REGIÃO E SOLTE. MOVIMENTE AS PONTAS DOS DEDOS COM DELICADEZA ATÉ ALCANÇAR AS TÊMPORAS; AÍ FAÇA MOVIMENTOS CIRCULARES.

10) NÃO SEGURE O CHORO:

 O CORPO SE LIVRA DOS HORMÔNIOS DO ESTRESSE POR MEIO DAS LÁGRIMAS. POR ISSO, SE SENTIR VONTADE DE CHORAR QUANDO ESTIVER COM RAIVA, FAÇA-O.

11) PONHA ORDEM NA BAGUNÇA:

SE VOCÊ NÃO CONSEGUE VARRER O CHÃO POR CAUSA DA ROUPA SUJA QUE SE ACUMULA , BRINQUEDOS OU DOCUMENTOS DE TRABALHO ESPALHADOS, ADOTE O SISTEMA DAS CESTAS. MANTENHA CESTAS E CAIXAS QUE COMBINEM COM A DECORAÇÃO.  SEPARE OS ITENS EM CADA UMA DELAS, AGRUPANDO OS SIMILARES, A ORGANIZAÇÃO FACILITA O PROCESSO.

12) MÚSICA PARA O MP3:

PESQUISAS COMPROVAM QUE A MÚSICA ACALMA A MENTE E EVITA A DEPRESSÃO. EXPERIMENTE MELODIAS TRANQUILAS QUE ALIVIAM AS TENSÕES.

13) TEVÊ SELETIVA:

NOTÍCIAS RUINS AUMENTAM OS HORMÔNIOS DO ESTRESSE. UM ESTUDO  , COMPAROU -AS AOS PESADELOS DE PESSOAS QUE SOFREM DE TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS TRAUMÁTICO. DEIXE DE ASSISTIR AOS NOTICIÁRIOS UMA VEZ POR SEMANA E PERCEBA COMO SE SENTE. AH! E NÃO HÁ NECESSIDADE DE VER TV TODO DIA. SELECIONE MELHOR SEUS MOMENTOS DE ENTRETENIMENTO.

14) TURISTA POR UM DIA:

PASSE UM DIA CONHECENDO OS PONTOS TURÍSTICOS DE SUA CIDADE. VISITE PARQUES, FEIRAS E GALERIAS; TOME UM CHÁ EM UM AMBIENTE CHARMOSO. APRENDA A APRECIAR PEQUENOS MOMENTOS DE PRAZER.

15)  REÚNA-SE :

INCENTIVE AS PESSOAS COM QUEM DIVIDE A CASA A FAZER AS REFEIÇÕES JUNTOS AO MENOS UMA VEZ POR DIA. TIRE UM DIA DA SEMANA PARA FAZER UMA REFEIÇÃO FESTIVA E COM CONVIDADOS. PERCEBA O EFEITO REVIGORANTE DESSES ENCONTROS.

16) NÃO ESTOURE O LIMITE DO CARTÃO.

QUEM USA CARTÕES DE CRÉDITO ALEGA TER MAIS PROBLEMAS DE SAÚDE DO QUE NÃO OS UTILIZA. SE OS SEUS GASTOS OU JUROS COM O CARTÃO ESTIVEREM RESULTANDO EM ESTRESSE, TENTE LIMITAR O SEU USO OU ATÉ ELIMINÁ-LO DE SUA VIDA FINANCEIRA. PLANEJAMENTO É A SOLUÇÃO!!!.

17) COZINHE POR PRAZER: 

TORNE-SE CHEF NOS FINAIS DE SEMANA, O QUE AJUDA A ENCARAR A ATIVIDADE COMO LAZER, USE INGREDIENTES FRESCOS PAR PRESERVAR O SABOR, TEXTURA E NUTRIENTES, SALADAS COLORIDAS, QUEIJOS DE QUALIDADE, CARNES GRELHADAS E PÃO FRESCO, COMPÕEM REFEIÇÕES SIMPLES E DELICIOSAS.

18) EXERCITE-SE:

AS ATIVIDADES FÍSICAS MELHORAM A QUALIDADE DO SONO- MAS NÃO OS FAÇA A NOITE; JÁ QUE ISSO MANTÉM O CÉREBRO AGITADO. SE SÓ PUDER SE EXERCITAR A NOITE, OPTE POR AULAS DE IOGA, RELAXAMENTO, QUE MELHORAM A RESPIRAÇÃO.

19) QUAL É O SEU HOBBY?

ESTUDOS INDICAM QUE OS HOMENS QUE CULTIVAM UM HOBBY TEM MENOS PROPENSÃO A TIRAR LICENÇAS MÉDICAS. ELES APRESENTAM MENOS DEPRESSÃO, MENOS ESTRESSE E IMUNIDADE MAIS EFICIENTE. MATRICULE-SE UM CURSO OU DEDIQUE-SE A UMA NOVA HABILIDADE: CONHECER PESSOAS NOVAS PODE AUMENTAR SEU BEM ESTAR.

20) ESQUEÇA O TAMANHO PP:

ESTUDOS APONTAM QUE QUE A MAIORIA DAS MULHERES SENTE ” ANSIEDADE CORPORAL” QUANDO VÊ MODELOS MAGÉRRIMAS. 59% DAS QUE RESPONDERAM A UMA PESQUISA DA REVISTA, AFIRMAM QUE ACHAM O TAMANHO PP ATRAENTE, E 97% CONSIDERAM OBESAS, MULHERES DE MANEQUIM 38. NÃO É A TOA QUE COMPRAR ROUPA CAUSA TANTA ANSIEDADE.

21)  NÃO FAÇA DA INSÔNIA UM FANTASMA:

É INCÔMODO NÃO PODER DORMIR OU TER DE ACORDAR MUITO CEDO. O CANSAÇO ÀS VEZES NÃO PROVÉM DA FALTA DE SONO, MAS SIM DA PREOCUPAÇÃO COM A PERDA DO SONO. A MAIORIA DOS INSONES DORME CERCA DE 6 HORAS EM MÉDIA( O SUFICIENTE PARA NÃO SENTIR SONO DURANTE O DIA); MAS NÃO DESCANSAM PORQUE ACORDAM COM FREQUÊNCIA.

22) TONS RELAXANTES:

CORES VIVAS ESTIMULAM AS EMOÇÕES, A MENTE E OS NÍVEIS DE ENERGIA, ENQTO TONS MAIS SUAVES SÃO CALMANTES E AJUDAM A DESACELERAR. POR ISSO, PINTE AS PAREDES DO ESCRITÓRIO COM TONS DE AMARELO; NA SALA, APOSTE EM AZUIS E VERDES E DEIXE TONS INTENSOS COMO LARANJA OU VERMELHO PARA  A COZINHA.

COMO TER UMA GESTAÇÃO SAUDÁVEL, SEM ESTRESSE PÓS PARTO:

DE ACORDO COM UMA PESQUISA REALIZADA  NOS ESTADOS UNIDOS, O CONSUMO DE ÔMEGA 3 DURANTE A GESTAÇÃO PODE EVITAR A DEPRESSÃO PÓS PARTO. DURANTE O ESTUDO, 52 GESTANTES FORAM DIVIDIDAS EM 2 GRUPOS: UM TOMOU PLACEBO E OUTRO 300 MG DE ÁCIDO DOCOSAHEXAENOICO(DHA), UM ÁCIDO GRAXO DO TIPO ÔMEGA 3, NAS ÚLTIMAS 16 SEMANAS DE GRAVIDEZ. A SITUAÇÃO EMOCIONAL DAS MÃES APÓS O PARTO FOI AVALIADA E CONCLUIU-SE QUE  AQUELAS QUE CONSUMIRAM ÔMEGA 3 ESTAVAM MENOS PROPENSAS A MANIFESTAR SINTOMAS DA DEPRESSÃO PÓS PARTO; VALE LEMBRAR QUE OS ALIMENTOS NÃO PODEM CURAR, MAS SIM , AMENIZAR OS SINTOMAS DA DEPRESSÃO, POIS PODEM PROMOVER A SENSAÇÃO DE BEM ESTAR. DIZ THAÍS MAIA, NUTRICIONISTA.

FONTE: MINIGUIA DE SAÚDE- DEPRESSÃO

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