IOGURTE

CONHEÇA MELHOR ESTE ALIMENTO FORMIDÁVEL E GOSTOSO

A IOGURTEIOGURTE:

O IOGURTE É OBTIDO A PARTIR DA CULTURA DE 2 TIPOS DE BACTÉRIAS, LACTOBACILLUS BULGARICUS E STRETOLOCUS THERMOPHILUS QUE SÃO ADICIONADAS AO LEITE DE VACA. PARA OBTER ENERGIA, ESSES MICRO ORGANISMOS  LACTOSE, UM TIPO DE AÇÚCAR.

DURANTE ESSE PROCESSO, LIBERA O ÁCIDO LÁTICO QUE PROVOCA A FERMENTAÇÃO DO LEITE.

O NUTRICIONISTA BRUNO CHLAMAT, EXPLICA QUE OS LACTOBACILLUS BULGARICYS, FORTALECEM A FLORA INTESTINAL, PREVENINDO E PROTEGENDO OS INTESTINOS DOS MICROORGANISMOS PATOGÊNICOS.  ESSA BARREIRA PROTETORA AUXILIA NA ABSORÇÃO DE VITAMINAS TIPOS SOLÚVEIS ( A, D, E,K) E PROPORCIONA UM EFEITO LAXATIVO, COMBATENDO A CONSTIPAÇÃO.

A DIFERENÇA ENTRE O IOGURTE E O LEITE FERMENTADO É QUE ESTE É OBTIDO A PARTIR DA CULTURA DE BACTÉRIAS DIFERENTES. O LEITE FERMENTADO É FEITO À BASE DE LEITE DESNATADO FERMENTADO POR BIFIDOBACTERIUM LONGUM LACTOBACILLUS ACIDOPHILUS OU LACTOBACILLUS CASEI SHIROTA, QUE SÃO CAPAZES DE ATRAVESSAR A ACIDEZ DO ESTÔMAGO E CHEGAR VIVOS AO INTESTINO, EM QUANTIDADE SUFICIENTE PARA PROMOVER EFEITOS BENÉFICOS E AUXILIAR NA REDUÇÃO DE RISCOS DE DOENÇAS.

BACTÉRIAS FORTACEM O SISTEMA IMUNE.

ALIMENTOS QUE CONTÉM MICRO ORGANISMOS VIVOS, COMO OS IOGURTES, SÃO CHAMADOS DE PROBIÓTICOS. ELES SÃO BENÉFICOS PARA A DIGESTÃO POR ATUAR SOBRE A MICROFIBRA INTESTINAL E LIBERAR ENZIMAS COMO A LACTOSE, RESPONSÁVEL PELA DIGESTÃO DA LACTOSE NO INTESTINO.

QUANDO NÃO DIGERIDA, A LACTOSE É DETECTADA COMO UM ORGANISMO ESTRANHO, CAUSANDO PROCESSOS INFLAMATÓRIOS. PESSOAS COM INTOLERÂNCIA A ESSE TIPO DE AÇÚCAR PODEM TER DIARREIA AO INGERIR LEITE, DIZ O NUTRICIONISTA.

OS PROBIÓTICOS TAMBÉM AJUDAM A FORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO, A PREVENIR DIARREIA E A RESTABELECER A INTEGRIDADE DA MUCOSA INTESTINAL.

A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE CÓLON, A MELHORA  DA PRISÃO DE  VENTRE, A REDUÇÃO DO COLESTEROL E A MELHOR ABSORÇÃO DE CÁLCIO PLEOS INTESTINOS SÃO OUTROS BENEFÍCIOS.

ALGUNS IOGURTE INDUSTRIALIZADOS QUE PROMETEM UMA SOLUÇÃO PARA CONSTIPAÇÃO INTESTINAL, TRAZEM EM SUA FÓRMULA O PROBIÓTICO BIFIDOBACTERIUM ANIMALIS. ESTUDOS VERIFICARAM QUE ELE DIMINUEM EM ATÉ 40% O TEMPO DO TRÂNSITO  INTESTINAL.

VALE RESSALTAR QUE A SUA INGESTÃO NÃO É A SOLUÇÃO DEFINITIVA PARA ESTE PROBLEMA, APENAS CONTRIBUI PARA O EQUILIBRIO DA FLORA LOCAL. SEU CONSUMO DEVER ESTAR ASSOCIADO A UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, RICA EM FIBRAS, PRESENTES EM GRÃOS INTEGRAIS, FRUTAS E VERDURAS, E À INGESTÃO ADEQUADA DE ÁGUA.

AINDA É DESTACADA A IMPORTÂNCIA DE UMA ATIVIDADE FÍSICA, POIS ESTIMULA OS MOVIMENTOS DO INTESTINO GROSSO, FACILITANDO O PERISTALTISMO.

CASEIRO OU INDUSTRIALIZADO:

O INDUSTRIALIZADO É FEITO SOB A AÇÃO  DE FERMENTOS LÁCTEOS E RECEBE ADIÇÃO DE CORANTES, CONSERVANTES, ESPESSANTES, AROMATIZANTES E ACIDULANTES PARA ACERTAR O PH E MANTER-SE NA FAIXA DE LEVE ACIDEZ.

PARA PREPARAR O PRODUTO EM CASA, LEVA-SE 1 LITRO DE LEITE AO FOGO, ATÉ QUE COMECE A FERVER, PARA ELIMINAÇÃO DE COLIFORMES. DEIXAR EM REPOUSO ATÉ FICAR MORNO, TEMPERATURA IDEAL PARA FERMENTAÇÃO. ACRESCENTE 200 ML DE IOGURTE NATURAL, MISTURANDO ATÉ FICAR HOMOGÊNEO. DEIXAR DESCANSAR POR 8 HORAS, EM TEMPERATURA AMBIENTE, EM EMBALAGEM PLÁSTICA DEVIDAMENTE FECHADA. LEVAR Á GELADEIRA. ADICIONAR AMEIXAS SECAS, MORANGOS, AMEIXAS SECAS, MORANGOS, AVEIA, GRANOLA, MEL ,ETC.

MESMO NO VERÃO, NÃO HÁ INCONVENIENTE EM DEIXAR A MISTURA SEM REFRIGERAÇÃO DE DIA OU DE NOITE, UMA VEZ QUE A TEMPERATURA IDEAL PARA FERMENTAÇÃO É DE 45ºC .

O PRODUTO FINAL PRESERVA A GORDURA, OS MINERAIS E VITAMINAS DO LEITE PURO, PORÉM, COM UMA QUANTIDADE INFINITAMENTE MENOR DE LACTOSE; EMBORA ESTRAGUE MAIS FACILMENTE DEVIDO A AUSÊNCIA DE CONSERVANTES, É BEM MAIS SAUDÁVEL DO QUE O INDUSTRIALIZADO, DEVENDO SER CONSUMIDO SEMPRE QUE POSSÍVEL.

O ESPECIALISTA LEMBRA QUE O IOGURTE PODE SUBSTITUIR INGREDIENTES MAIS GORDUROSOS, COMO CREME DE LEITE E MAIONESE, EM PREPARAÇÕES DE ALTO VALOR CALÓRICO. BATIDO NO LIQUIDIFICADOR COM AS FRUTAS DA ESTAÇÃO, COMO O FIGO, COMPÕE DELICIOSOS SUCOS. SOBRETUDO NOS DIAS QUENTES DO VERÃO, É UMA OPÇÃO LEVE E SAUDÁVEL.

NA PÁGINA DE SALADAS, VEJA UMA DELICIOSA RECEITA COM MOLHO DE IOGURTE.

FONTE: NOUVELLES ESTHÉTIQUES

 

 

Post anterior
Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Tretando Wordpress

Entretenimento 7 dias por semana !

Estante de Idéias Makeup

Observaçao: As fotos do blog são meramente ilustrativas- retiradas de imagens Google

Livros de Janice Ghisleri

Escritora de romances de fantasia e históricos.

Estroina

Questões filosóficas desnecessárias

EcoJane by Janice Ghisleri

EcoJane - Criação e Desenvolvimento de roupas, bolsas e bijouterias

Liberté

Por Sílvia Simões |Lizzie| e convidados, sobre Il Divo, musicais, literatura, comportamento, culinária, opinião e mais. Seja bem-vind@!

Paulinha: Il Divo , Bijuterias e Muito Mais

Observaçao: As fotos do blog são meramente ilustrativas- retiradas de imagens Google

IL DIVO Y ALGO MAS

AN IL DIVO'S FAN BLOG

%d blogueiros gostam disto: