Gengibre! Como ele pode beneficiar seu organismo.

A GENGIBREGengibre:

Principais propriedades:

Ele tem compostos como: gingerol, zengibereno, chogaol, citral, óleos essenciais difíceis; desinflamam o organismo e neutralizam a ação dos radicais livres. Essas moléculas são resultantes de processos químicos das células que , em excesso, prejudicam o funcionamento do corpo. 

O gengibre é benéfico por conter : vitamina B e diversos minerais como magnésio, potássio e cobre, porém é preciso consumi-lo diariamente. Essas propriedades do gengibre se tornam pouco significativas quando o consumo diário da planta é baixo, já que é utilizado em chás ou preparações culinárias. Para aproveitar esses nutrientes é necessário ingerir uma quantidade maior da raiz, que  pode ser encontrada em supermercados, quitandas, etc.

Contra o inchaço:

Uma das principais causas para se investir no consumo da gengibre, é para diminuir o inchaço abdominal causado pela constipação intestinal. Por atuar no bom funcionamento do sistema digestivo, o gingerol do gengibre também ajuda no funcionamento do intestino e na eliminação de gases; com tudo isso, é possível reduzir os incômodos inchaços.

Poder anti inflamatório:

O gengibre atua contra artrites, dores musculares e muito mais.

Um aspecto especial é o combate às inflamações. Isso , graças à presença de gengirol, um agente responsável por seu sabor picante. Essa substância é dotada de propriedades anti oxidantes e anti inflamatórias, que protegem o organismo de bactérias e fungos.

Contra gripe e resfriados:

Para combater gripes e resfriados, a inclusão da gengibre no prato é uma excelente escolha. O gengibre consegue o efeito de  bloquear a formação de substâncias que causam inflamação, dor, febre, por isso, ele também proporciona um efeito analgésico e anti térmico.

Contra dor de garganta:

Como é anti inflamatório, ajuda também no combate à dor de garganta, devido a eliminação de fungos e bactérias, responsáveis por esse problema. Tanto o chá quanto a bala ( feita com a raiz) ajudam no alívio do sintoma. A bala, inclusive, estimula a salivação, o que colabora para a melhora do funcionamento das cordas vocais.

Contra indicações:

Em excesso, o gengibre poe desencadear reações alérgicas, como a formação anormal de gases, além de irritar a mucosa do estômago. Grávidas e pessoas que fazem uso de medicamentos anti coagulantes, devem evitá-lo.

Para o coração:

As inúmeras propriedades antioxidantes do gengibre, responsáveis por combater os radicais livres ,agentes responsáveis pelo envelhecimento celular, auxiliam o coração. Devido a grande quantidade de gingerol, que tem um alto poder anti oxidativo e anti inflamatório, o que proporciona a melhora do fluxo sanguíneo e protege a saúde das veias e artérias.

Para que o coração se mantenha saudável, por toda a vida, é necessário contar com grupos de alimentos especiais, capazes de proporcionar ao organismo a absorção de propriedades altamente venéficas e que ajudam o sistema cardiovascular a trabalhar com eficiência e vitalidade. São eles: Fibras solúveis e insolúveis; Minerais; ômega 3, Vitaminas. As vitaminas do complexo B, cujas fontes são legumes, hortaliças e cereais integrais, além de alguns peixes e carnas, são importantes protetoras dos vasoso sanguíneos, já que evitam a formação de coágulos que podem prejudicar a circulação do sangue. 

A vitamina C, presente na gengibre, é um excelente anti oxidante, além disso, atua como fotoprotetor, ou seja; protege a pele de raios UVA e UVB. Ela também ajuda na cicatrização e no combate a infecções.

De 2 a 4 gramas de gengibre por dia, já é o suficiente par obter grandes benefícios.

Os óleos essenciais de gengibre, tratam distúrbios respiratórios, pois contam com propriedades antisépticas e anti inflamatórias.

Intestino em dia:

Para facilitar a digestão de alimentos gordurosos, o gengibre é uma ótima opção para combater enjoos e dores abdominais , além de evitar a formação de gases.

O extrato de gengibre, age diretamente nos problemas que envolvem o estômago. Ele desempenha uma excelente ação no órgão, já que protege a mucosa contra úlceras, tanto para diminuir a acidez, como para aumentar a capa protetora das células gástricas. O extrato também se mostra excelente medicamento , para náuseas e vômitos e impede os efeitos excessivos de serotonina no intestino, o que explica sua ação contra a diarreia crônica.

Digestão mais rápida:

Graças aos óleos essenciais que a gengibre possui, há maior facilidade no processo de digestão.  Ele auxilia na ação de várias enzimas como pepsina e as enzimas secretadas pelo pâncreas, além de aumentar a quantidade da bili. Tudo isso torna a digestão mais rápida e eficiente. Por fim, a raiz é eficiente em bloquear diferentes tipos de toxinas e de prevenir os sintomas de intoxicação alimentar por crustáceos estragados, o que explica o seu uso acompanhando peixe cru, na cozinha japonesa.

Para emagrecer:

Por ser termogênico:  que são os  alimentos que  aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura corporal, facilitando a queima de gordura. Eles são responsáveis por aumentar cerca de 10% , o gasto de energia.

Quando consumido dentro de uma alimentação balanceada, essa raiz ajuda na eliminação do peso extra, justamente por ser termogênico. A zenzibrina, pode elevar até 20% o metabolismo, fazendo o corpo gastar mais energia o dia todo.

ajuda também para quem pratica exercícios físicos intensos, já que como já foi dito, tem propriedades analgésicas e anti inflamatórias, que reduzem a fadiga muscular e as fores que podem aparecer no dia seguinte às atividades.

Atenção:

Essa raiz pode ser usada em vários pratos, sendo que  o efeito emagrecedor é maior se for utilizada a raiz fresca. Por ter sabor forte e acentuado, uma pequena quantidade já é suficiente. Uma colher (chá) ou o tolerável ao paladar, por dia, é o indicado. Contudo, quem tem gastrite ou sudorese excessiva deve evitar o consumos de gengibre, pois ele pode piorar os sintomas.”

Fonte: revista: O Poder do Gengibre

 

 

 

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Tretando Wordpress

Entretenimento 7 dias por semana !

Estante de Idéias Makeup

Observaçao: As fotos do blog são meramente ilustrativas- retiradas de imagens Google

Livros de Janice Ghisleri

Escritora de romances de fantasia e históricos.

Estroina

Questões filosóficas desnecessárias

EcoJane by Janice Ghisleri

EcoJane - Criação e Desenvolvimento de roupas, bolsas e bijouterias

Liberté

Por Sílvia Simões |Lizzie| e convidados, sobre Il Divo, musicais, literatura, comportamento, culinária, opinião e mais. Seja bem-vind@!

Paulinha: Il Divo , Bijuterias e Muito Mais

Observaçao: As fotos do blog são meramente ilustrativas- retiradas de imagens Google

IL DIVO Y ALGO MAS

AN IL DIVO'S FAN BLOG

%d blogueiros gostam disto: