Continuação: Azeite e seus múltiplos benefícios(Diabetes, cérebro, emagrecimento,Parkinson,etc)

A AZEITE“Protegendo o coração:

Como todos sabem, uma alimentação à base de alimentos calóricos- como processados, embutidos, carnes muito gordurosas, salgadinhos, biscoitos recheados, entre outros, além de resultar no aumento do peso corporal, pode trazer outros danos perigosos à saúde como: entupimento das veias e artérias, de modo a prejudicar a pressão sanguínea. O resultado disso, é uma série de problemas coronarianos, como infarto, pressão alta, colesterol elevado, dentre outras complicações.

Os antioxidantes presentes no azeite, diminuem a síntese do colesterol ruim (LDL) que , em excesso, vai se acumulando dentro das paredes das artérias do coração, formando as placas de gordura e tornando os vasos mais estreitos. Esse estreitamento ou  entupimento dos pequenos vasos sanguíneos se torna a principal característica da aterosclerose, que é estabelecida quando o fluxo sanguíneo para o coração fica prejudicado. Sem o sangue necessário para o coração fica carente de oxigênio e nutrientes vitais para que ele opere de forma adequada.

Lista de vantagens:

Além de atuar em prol do sistema cardiovascular, o azeite também afasta o risco de desenvolver diabetes e colabora para que o metabolismo funcione a todo vapor, proporcionando uma força extra para quem deseja emagrecer. O azeite pode reduzir a taxa do colesterol ruim e agastar o risco de diabetes, artrite reumatoide e alguns tipos de câncer. O alimento também  melhora o funcionamento do estômago, do pâncreas; é digerido com facilidade acelera as funções metabólicas, estimula o crescimento e favorece a absorção de cálcio.  

Deviso a sua versatilidade, é possível inseri-lo no dia a dia de diversas maneiras em receitas leves e saborosas. Os ácidos graxos essenciais presentes no azeite, fazem dele não só um excelente protetor do coração como também é um alimento atuante na melhora das atividades cerebrais, o que potencializa as funções cognitivas.

Quantidades ideais:

Seu consumo, não deve ser exagerado, isso porque ele conta com uma grande quantidade e gorduras mono insaturadas que, embora benéficas, não devem ser consumidas  exageradamente.

A qualidade dos azeite deve ser observada quando for comprar; os tipos compostos, embora mais baratos, oferecem uma grande desvantagem para a saúde; eles são ricos em gorduras saturadas,  que prejudicam a saúde do coração e todo o organismo. Por isso, fique atento aos rótulos, alguns azeites compostos contém apenas cerca de 10% de azeite puro, portanto, vale a pena, investir um pouco mais e levar o melhor, sua saúde vai agradecer.

Confirmando então: 2 colheres (sopa) de azeite por dia, são suficientes para obter os seus melhores benefícios.

Como o azeite pode auxiliar no combate à diabetes:

O azeite ajuda a diminuir as inflamações, permitindo uma maior captação de insulina na célula, ou seja, isso faz com que o pâncreas não precise trabalhar em excesso, ajudando os portadores de diabetes tipos 2. Também foi comprovado que uma dieta rica em azeite de oliva extra virgem, diminuiu o aparecimento de diabetes tipo 2. A incidência foi reduzida em 51% dos indivíduos que consumiram o óleo em relação à aqueles que não ingeriram. 

O consumo de azeite, ajuda a reduzir as lipoproteínas de baixa densidade, controlando o nível de açúcar no sangue, além de melhorar a sensibilidade à insulina, fazendo com que o hormônio produzido pelo pâncreas ajude a glicose a entrar nas células, evitando a aparição do diabetes.

Protegendo o cérebro:

Responsável por comandar o corpo humano, o cérebro também conta com a ajuda do azeite pra funcionar melhor. Isso se deve ao fato das membranas celulares serem envolvidas pelo ácido graxo ômega 3, o que proporciona uma melhor troca de informações por meio de impulsos nervosos, responsáveis pelas emoções, pensamentos e ações. Cerca de 60% do nosso cérebro é constituído de gorduras, que desempenham importantes funções. Assim, a saúde do cérebro está relacionada com o tipo de gordura que consumimos.  Assim sendo, o consumo de azeite está diretamente ligado às atividades cerebrais, tais como a memória, concentração, o reflexo, ansiedade, o estresse e até mesmo às doenças degenerativas mais graves como Parkinson e Alzheimer.

Ajuda também aos jovens na melhora da memória chamada: memória curta, ou seja, aquela que é possível se lembrar de pequenos afazeres do dia a dia.

É importante inserir o ômega 3 na alimentação desde a infância, por meio de alimentos que contenham o ácido graxo.Foi comprovado em estudo na Universidade de  Oxford, que crianças com alto níveis de ômega 3 no organismo, dormem melhor , além de terem as atividades cerebrais melhoradas como aprendizagem e comportamento.

Ajudando a Emagrecer:

O azeite é um grande aliado para eliminar os quilinhos a mais, no entanto, para que ele auxilie nesse processo, é preciso também equilibrar a alimentação.

O consumo adequado de azeite, ajuda a manter a saciedade, o que evita os constantes ataques à geladeira. Quanto mais rápido o nível de açúcar cai, ou seja, quanto mais rápido as células absorverem a glicose do sangue, mais cedo a pessoa começa a sentir fome. O azeite possui substâncias que reduzem a absorção de glicose do sangue para as células do fígado, sendo assim, menos fome, maior perda de peso.

A barriga é o local de acúmulo de gordura mais perigoso, pois na área central no nosso corpo, é que se encontram os órgãos vitais. Para evitar o surgimento dessas doenças, o azeite é uma grande aliado, impedindo o acúmulo de gordura na região abdominal.  Duas colheres (sopa) de azeite diariamente, evita a formação das indesejáveis gorduras na região visceral. Abaixo a barriga e viva a cinturinha de pilão.

Resumindo: Estudos mostram que o consumo regular de ômega 3, auxilia na melhora da concentração, memória, aprendizado, motivação, humor, velocidade de reação, a neutralizar o estresse e a prevenir doenças degenerativas cerebrais como: Parkinson e Alzheimer, etc”

Fonte: O poder do Azeite

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Tretando Wordpress

Entretenimento 7 dias por semana !

Estante de Idéias Makeup

Observaçao: As fotos do blog são meramente ilustrativas- retiradas de imagens Google

Livros de Janice Ghisleri

Escritora de romances de fantasia e históricos.

Estroina

Questões filosóficas desnecessárias

EcoJane by Janice Ghisleri

EcoJane - Criação e Desenvolvimento de roupas, bolsas e bijouterias

Liberté

Por Sílvia Simões |Lizzie| e convidados, sobre Il Divo, musicais, literatura, comportamento, culinária, opinião e mais. Seja bem-vind@!

Paulinha: Il Divo , Bijuterias e Muito Mais

Observaçao: As fotos do blog são meramente ilustrativas- retiradas de imagens Google

IL DIVO Y ALGO MAS

AN IL DIVO'S FAN BLOG

%d blogueiros gostam disto: