Dieta equilibrada com azeite e ômega 3

A AZEITES AROMATIZADOSDieta equilibrada com azeite:

 

Dia 1:

Café da manhã : 1 copo (250 ml ) de café com leite desnatado, 2 fatias de pão de forma integral com margarina light, 1 mamão.

Lanche da manhã: 1 xícara (chá) de morangos.

Almoço:

Salada de almeirão com pepino à vontade, temperada com ! colher (sobremesa) de azeite extra virgem; 3 colheres(sopa) de arroz integral, 3 colheres (sopa) de soja cozida, 2 filés de sardinha, 1 xícara (chá) de brócolis cozido no vapor, 1 manga, 250 ml de suco de limão, levemente adoçado com açúcar mascavo.

Lanche da tarde: 1 pote de 170 gramas de iogurte desnatado com polpa de frutas.

Jantar: Salada de agrião à vontade, salpicada com linhaça; 4 colheres (sopa) de macarrão integral com tomate e azeitona; 1 berinjela assada e recheada com carne moída e alho; 1 goiaba, 250 ml de suco de acerola levemente adoçado com açúcar mascavo.

Ceia: 200 ml de chá verde; 3 biscoitos água e sal.

Dia 2:

Café da manhã; 250 ml de café com leite desnatado; 2 fatias de pão de forma integral com requeijão light. 1 xícara (chá) de salada de frutas com linhaça

Lanche da manhã: 1 barra de cereal

Almoço: 1 prato (fundo) de salada de acelga com uva passas, 3 colheres (sopa) de arroz integral, 3 colheres (sopa) de feijão, 1 filé de frango grelhado, 1 xícara (chá) de abóbora refogada, 2 fatias de abacaxi, 250 ml de suco de limão, levemente adoçado com açúcar mascavo.

Lanche da tarde: 170 gramas de iogurte desnatado com polpa de frutas ; 1 pêssego.

jantar: 1 prato (sobremesa) de salada de beterraba com pepino; sanduíche feito com pão sírio, atum, rúcula, tomate seco, cenoura ralada e azeite extra virgem; 1 fatia de melancia.

Ceia: 1 xícara (200ml) de chá de alecrim. 3 biscoitos integrais.

Dia 3:

Café de manhã: 250 ml de leite desnatado com 1 colher (sopa) de canela; 2 torradas integrais com geleia de frutas light; 1 mamão papia

Lanche da manhã: 1 banana.

Almoço: 1 prato fundo de salada de agrião com beterraba, temperada com 1 colher (sobremesa) de azeite extra virgem; 3 colheres (sopa) de arroz integral; 3 colheres (sopa) de lentilha; 2 colheres (sopa) de purê de cenoura; 1 posta de cação ao molho de alecrim; 1 mexerica; 1 copo (250ml) de suco de limão levemente adoçada com açúcar mascavo.

Lanche da tarde: 170 gramas de iogurte desnatado sem açúcar.

Jantar: salada de rúcula com manga à vontade, temperada com 1 colher (sobremesa) de azeite extra virgem; 1 xícara (chá) de frango cozido com quiabo; 3 colheres(sopa) de nhoque de mandioquinha; 1 cacho pequeno de uvas.

Ceia: 1 copo ( 250 ml)  de suco de maracujá levemente adoçado com açúcar mascavo; 1 prato fundo de mingau de aveia.

Dia 4:

Café da manhã: 1 iogurte desnatado com polpa de frutas; 1 pão francês com queijo processado light; 1 kiwi.

Lanche da manhã: 1 porção de mix de maça desidratada e castanhas do Pará.

Almoço: 1 prato (fundo) de salada de alface americana, couve flor e ervilha torta, temperada com 1 colher (sobremesa) de azeite extra virgem; 3 colheres (sopa) de picadinho de carne com cenoura e salsão; 3 colheres (sopa) de mandioca cozida; 1 xícara (chá) de escarola refogada com alho; 1 fatia de abacaxi.

Lanche da tarde: 250 ml de água de coco; 2 torradas integrais com geleia de frutas light; 30 gramas de chocolate amarto com 70% de cacau.

Jantar: salada de alface roxa, alface americana, cebola e palmito à vontade, temperada com 1 colher (sobremesa) de azeite extra virgem e limão; 3 colheres (sopa) de arroz integral com açafrão em pó; 1 posta de medalhões de salmão ao molho de laranja; 1 xícara (chá) de vagem refogada; 1 caqui.

Ceia: 200 ml de chá verde; 1 broa pequena de milho com erva doce.

Dia 5:

Café da manhã: 250 ml de leite desnatado com café; 2 torradas integrais com margarina light; 250 ml de salada de frutas com chia.

Lanche da manhã: 1/2 mamão papaia

Almoço: 1 prato ( fundo) de salada de mostarda e tomares cerejas temperada com 1 colher (sobremesa) de azeite extra virgem; 3 colheres (sopa) de feijão; 3 colheres (sopa) de arroz integral; 1 sobrecoxa de frango ao molho de laranja ; 1 xícara (chá) de brócolis cozido; 1 fatia e melancia; 250 ml de suco de limão levemente adoçado com açúcar mascavo.

Lanche da tarde: 250 ml de leite de soja; 1 fatia de bolo de maça com canela feito com farinha integral.

Jantar: Salada de alface americana com ervilhas e linhaça moída à vontade; 4 colheres (sopa) de macarrão parafuso integral com tomate batido sem casca e azeitonas pretas; 2 filés de sardinhas recheadas com hortelã; 1 goiaba.

Ceia: 1 pote de iogurte de frutas light.

Receitas da dieta:

Medalhões de salmão ao molho de laranja:

Ingredientes: 4 postas de salmão; sal a gosto; 2 colheres(sopa) de suco puro de limão; 2 colheres (sopa) de mel; 4 colheres (chá) de margarina light; 1 colher (chá) de endro.

Molho: 500 ml de suco puro de laranja coado; 1 colher (sopa) de amido de milho; sal a gosto; 1 colher (sopa) de mel; 6 folhas de hortelã; 1/2 xícara (chá) de água

Modo de Preparo:

Em um recipiente, tempere as postas de salmão com sal, suco de limão e mel. Amarre-as com linha de algodão, de forma que fiquem arredondadas. Disponha -as em uma assadeira anti aderente. Passe sobre cada medalhão, 1 colher (chá) de margarina light. Misture os ingredientes do molho, cubra o salmão e salpique o endro. Asse em forno pré aquecido ( 180ºC), por aproximadamente 15 minutos. Sirva.

Sardinhas recheadas com hortelã:

Ingredientes: 1 kg de sardinha fresca e limpa, 1/2 xícara (100ml) de suco puro de limão, sal e salsinha a gosto, 2 cebolas grandes e picadas, 1 dente de alho espremido, 1 maço de hortelã, somente as folhas, 3 colheres (sopa) de azeite. 1 colher (sopa)de orégano. 1/2 pimenta dedo de moça, em fatias ( opcional).

Modo de preparo:

Abra as sardinhas, tire a espinha central e tempere com limão e sal. Deixe o tempero por 15 minutos na geladeira.

Para o recheio: Em um recipiente, misture a cebola, alho e as folhas de hortelã picadas. Tempere com azeite, orégano e pimenta a gosto. Recheie as sardinhas, prendendo com um palito se necessário. Acomode-as em um refratário e leve ao forno médio por aproximadamente 20 minutos.

Fonte: O poder do azeite

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