Como utilizar corretamente a Beterraba

a  chips de beterraba com iogurte de ervas“Como utilizar corretamente a beterraba:

1)  Melhor aproveitamento:

Alguns vegetais não podem ser consumidos crus porque precisam do cozimento para neutralizar substâncias que podem ser tóxicas para o organismo^quando estão in natura – caso da mandioca. Porém, quando não há contra indicações como essa, consumir legumes e verduras cruas, é a melhor forma de aproveitar todos os nutrientes que esses vegetais oferecem.

A vitamina C e a betalaína, por exemplo, perdem-se facilmente em contato com o calor. Crua, a beterraba pode ser ralada em saladas ou batida no liquidificador com frutas e vitaminas.

Ela acrescenta cor e nutrientes às bebidas sem deixar tanto o sabor marcante.

2) Outra textura:

Crua, a beterraba é crocante e , se for cozida, torna-se macia, podendo ser acrescentada a purês ( como de batata, mandioquinha), sopas ou picada em saladas.

3) Mais cor:

Pães, bolos e panquecas podem ganhar nutrientes e uma cor rosada com a ajuda da beterraba. Basta adicioná-la, batida no liquidificador,às receitas. Por sr um corante natural, só agrega benefícios e pode colaborar com a alimentação saudável das crianças, já que torna os pratos mais atrativos.

4) No feijão não!

Por essa associação errônea, muitas pessoas costumam cozinhar o feijão junto com a beterraba para enriquecê-lo com ferro. Porém, quando o assunto é anemia, esse hábito não é indicado, já que prejudica as propriedades de cada alimento, em vez de enaltecê-los . Durante o cozimento, a beterraba libera fitatos, substâncias que se ligam ao ferro do feijão, reduzindo a absorção e aumentando a eliminação pelo organismo.  Contudo, não há problemas em consumir os dois alimentos na mesma refeição; só é melhor não prepará-los juntos na mesma panela.

5) Sem desperdícios:

Geralmente, raízes como a beterraba e a cenoura jã são vendidas sem as folhas; mas ao encontrá-las com, aproveite e leve! As folhas da beterraba são ricas em cálcio, ferro, vitamina C e betacaroteno. As folhas podem ser consumidas como qualquer outra verdura, em saladas, recheio de tortas e até em charutos, no lugar do tradicional repolho ou folhas de uva.

6) Combinando nutrientes:

Beterraba + repolho roxo:

Assim como a beterraba, o repolho roxo contém antocianina, uma substância antioxidante. Ela está presente apenas nessa versão de verdura, já que o pigmento responsável pela sua colaboração. A explosão de antocianina mantém o fluxo livre do sangue, prevenindo infartos. Ela também ajuda na proteção contra o câncer.

7) Beterraba + laranja + couve:

A boa quantidade de vitamina C presente na laranja ajuda na absorção do ferro da couve. A beterraba completa com ácido fólico ( vitamina B9), formando  um trio contra anemia. Nessa combinação, o organismo também ganha ótima quantidade de fibras, que reduzem o colesterol e promovem o bom funcionamento do intestino. Esses ingredientes também ajudam a desintoxicar o organismo, pois são riquíssimos em antioxidantes.

8) Mandioquinha( batata salsa ou batata baroa) + beterraba

Muita energia é garantida por essa dupla, que fornece carboidratos, os principais nutrientes a virarem glicose no organismo. São indispensáveis para as funções do cérebro; sem eles, o cansaço e o mau humor ganham espaço.”

Fonte: O poder da beterraba

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Tretando Wordpress

Entretenimento 7 dias por semana !

Estante de Idéias Makeup

Observaçao: As fotos do blog são meramente ilustrativas- retiradas de imagens Google

Livros de Janice Ghisleri

Escritora de romances de fantasia e históricos.

Estroina

Questões filosóficas desnecessárias

EcoJane by Janice Ghisleri

EcoJane - Criação e Desenvolvimento de roupas, bolsas e bijouterias

Liberté

Por Sílvia Simões |Lizzie| e convidados, sobre Il Divo, musicais, literatura, comportamento, culinária, opinião e mais. Seja bem-vind@!

Paulinha: Il Divo , Bijuterias e Muito Mais

Observaçao: As fotos do blog são meramente ilustrativas- retiradas de imagens Google

IL DIVO Y ALGO MAS

AN IL DIVO'S FAN BLOG

%d blogueiros gostam disto: